Dois novos estudos reforçam algo que já suspeitávamos: a nossa dieta tem muito a ver com os cânceres do sistema digestivo
Condição, que afeta todo o trato digestivo, representa grande risco aos mais jovens
A relação entre alguns alimentos e o câncer tem sido objeto de controvérsia, talvez mais claramente quando a Organização Mundial da Saúde alertou sobre a ligação entre o consumo de carne processada e a doença. Polêmicas à parte, os cientistas continuam trabalhando para entender melhor essas conexões. E, pouco a pouco, eles estão desvendando novas pistas e conexões.
Dieta e câncer
Dois estudos envolvendo pesquisadores da Flinders University, na Austrália, analisaram a relação entre a dieta e a probabilidade de câncer do trato gastrointestinal.
Segundo os pesquisadores, os estudos identificaram uma ligação direta entre "escolhas alimentares ruins" e cânceres do trato gastrointestinal. Eles apontaram especialmente para padrões como o consumo de carnes vermelhas e processadas, "fast food", grãos refinados e bebidas alcoólicas e açucaradas.
O câncer gastrointestinal pode ocorrer em todo o trato digestivo, desde o câncer de garganta até o câncer colorretal. Esses tumores são responsáveis por um quarto dos cânceres e um terço das mortes por câncer e afetam um número alarmante de pessoas com menos de 50 anos.
Meta-análise
O primeiro dos estudos é uma meta-análise. Esse tipo de é caracterizado por uma revisão sistemática de experimentos e análises anteriores realizados para determinar a relação entre dois ou mais fatores (nesse caso, dieta e câncer do sistema gastrointestinal) e por uma análise quantitativa, baseada nos resultados dos estudos considerados.
...
Veja também
Câncer de cólon: o que é, sintomas e tratamento
Câncer: sintomas, causas e se tem cura
Câncer de estômago: o que é, sintomas, tratamento e se tem cura
Cirurgia de adenoides e amígdalas em crianças: quais os riscos?