Dolomita: o que é, para que serve e benefícios
Com cálcio e magnésio em sua composição, o mineral é utilizado para o tratamento da pele. Veja como usar a dolomita.
O que é dolomita?
A dolomita é um mineral carbonático comumente encontrado em rochas calcárias. Após passar por um processo de purificação, a pedra é tratada e vendida para uso pessoal, principalmente com objetivo estético.
"A dolomita é um mineral composto de carbonato de cálcio e magnésio, tem uma característica alcalina e é usada como suplemento alimentar e, mais recentemente, na forma de máscaras para tratamentos cosméticos", explica Renato Pazzini, médico dermatologista dos Hospitais Albert Einstein e Oswaldo Cruz.
Leia também: Máscaras faciais: tipos e benefícios para a pele
Para que serve?
O principal propósito para o uso do mineral na pele é o alívio de dores causadas por queimaduras e lesões, já que a dolomita é conhecida por possuir ação calmante, anti-inflamatória, cicatrizante e antisséptica.
Ao misturar a dolomita com água ou soro fisiológico, é formada uma pasta cremosa que pode ser aplicada na pele. O processo é semelhante ao uso de argilas durante a rotina de skincare.
Dolomita trata melasma?
"Muitas pessoas acreditam no poder clareador da dolomita para o melasma. Porém, até o momento, não existem estudos clínicos que comprovem o poder clareador da dolomita. O que não significa que ela não clareia, apenas que, até o momento, nenhum comparador foi feito dela com outros clareadores comprovadamente eficazes", conta Renato.
Benefícios
...
Veja também
Esses são os melhores produtos para quem tem a pele do rosto manchada, segundo especialista
7 cosméticos que grávidas NÃO podem usar no skincare (retinol é um deles!)
Rotina de skincare montada no ChatGPT é uma boa ideia? Dermatologista comenta se dá certo
Tem gente dizendo que colocar casca de banana no rosto tem efeito anti-envelhecimento: será?
As pessoas estão passando cosméticos no rosto de crianças - médica diz que é perigoso