Dor ciática e hérnia de disco: entenda os problemas sofridos pela cantora Adele
O neurocirurgião Dr. Rodolfo Carneiro deu detalhes sobre a dor ciática e hérnia de disco
A cantora britânica Adele, de 34 anos, anunciou recentemente uma nova pausa na carreira. A decisão foi comunicada pela artista em seu último show de uma temporada de apresentações em Las Vegas, nos Estados Unidos, após relatar fortes dores que a faziam cambalear no palco. O motivo seria devido à dor ciática e hérnia de disco.
Segundo o neurocirurgião Dr. Rodolfo Carneiro, especialista em coluna, o problema de Adele é bastante comum e, especificamente, a hérnia de disco acomete cerca de 5,4 milhões de brasileiros. A lesão ocorre devido à ruptura do disco que fica no tecido cartilaginoso entre os ossos da coluna.
O especialista explica entre as vértebras da coluna vertebral estão os discos intervertebrais, cuja função dessas estruturas é amortecer o impacto e permitir mobilidade da coluna.
Ciática e hérnia de disco: entenda os problemas sofridos por Adele
Porém, os discos intervertebrais podem desgastar-se e formar hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas, podendo provocar dores irradiantes até os membros que podem ser acompanhadas de formigamento, dormência ou mesmo fraqueza nos braços ou pernas a depender da localização da hérnia na coluna.
As dores enfrentadas por Adele não são de agora. Em uma entrevista para uma revista britânica, a cantora comentou sobre os impactos das dores na rotina e afirmou que teve a primeira hérnia já aos 15 anos. Mesmo com a perda de peso, aproximadamente 45 kg a menos, o problema persistiu, apesar de ter sido amenizado.
Adele adiantou que haverá novos shows em Las Vegas em uma temporada que iniciará em junho e terminará em novembro. A britânica também garantiu que um dos seus próximos concertos será gravado para que os fãs de todo o mundo possam assistir à apresentação.