Dor na nuca: o que pode ser e como aliviar
Pressão alta, meningite e estresse extremo podem ser alguns dos fatores que desencadeiam a dor de cabeça na nuca
A dor de cabeça na nuca pode indicar diversos fatores de saúde. Geralmente, o problema é causado por excesso de tensão muscular, especialmente devido a situações de estresse e ansiedade.
Todavia, a dor pode estar presente em algumas emergências, com gravidade e urgência de tratamento, como meningite, pressão alta ou aneurisma. Por isso, é importante estar atento à intensidade e à frequência que o problema se apresenta — e se existem sintomas associados, como enjoo, febre e náuseas.
Segundo dados da Classificação Internacional de Cefaleias, existem mais de 200 tipos de cefaleia e, para definir a causa de cada uma, são classificadas em dois tipos:
- Cefaleia primária: é aquela que não está relacionada a nenhum quadro clínico, isto é, não é causada por qualquer doença ou condição. É o tipo mais comum de cefaleia e engloba a enxaqueca, cefaleia em salvas e a dor de cabeça tensional
- Cefaleia secundária: é definida como sintoma de alguma doença ou condição, como infecções bacterianas virais, meningite, tumores cerebrais, aneurismas e lesões cranianas, por exemplo
Saiba mais: Tipos de dor de cabeça: sintomas, causas e como aliviar
A incidência de uma dor de cabeça constante e intensa deve ser avaliada por um médico neurologista, que poderá indicar os exames necessários para obter o diagnóstico e, desse modo, indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
O que pode ser a dor na nuca?
...
Veja também
Enxaqueca: o que é, causas, sintomas e como aliviar a dor
Dor de cabeça: tipos, remédios e como aliviar
Cefaleia tensional: o que é, causas, sintomas e tratamentos
Dor de cabeça constante: o que pode ser e como aliviar
Se você vive com dor de cabeça, deve acender um sinal de alerta