Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dose de creatina: entenda qual é a quantidade ideal para hipertrofia

É um suplemento que também fornece o aumento de força

12 mai 2023 - 13h01
(atualizado às 21h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A creatina é uma substância formada pelo trio de aminoácidos glicina, arginina e metionina. Trata-se de um produto querido nas academias, ou seja, potencializa os resultados nos treinos. Porém, são várias dúvidas que causam preocupações principalmente para quem decidiu treinar há pouco tempo. Exemplo: qual é a quantidade certa de creatina para hipertrofia?

Nutrólogo comenta o uso de creatina para hipertrofia

"A dose recomendada varia de 0.03 a 0.1g/kg, tendo essa suplementação, que ser feita de forma diária. E dependendo do caso pode ser feita uma dose de saturação por cinco a sete dias. Tudo isso será avaliado pelo profissional que acompanha o paciente. Para que não tenha excessos e nem subdoses", respondeu com exclusividade para o Sport Life o nutrólogo da MedSculp Dr. Gilmar Francisco.

Questionado na sequência se existe algum modelo de creatina vetada quando objetivo é a hipertrofia, Gilmar se baseou no conceito que sempre transmite para os seus pacientes.

"Sempre recomendo aos meus pacientes creatina com selo Creapure, que atesta a qualidade do produto ou algumas marcas específicas que conheço o processo de produção", destacou o profissional.

Outra ponderação de Francisco foi sobre o possível "mix" de suplementos de whey protein, creatina e albumina. "Misturar a creatina e o whey não tem nenhum problema. Com a albumina também não, mas precisa repensar essa suplementação de Whey com albumina, pois não faz muito sentido", alertou.

Dá para ganhar massa muscular só com creatina?

São vários fatores que influenciam nessa "conquista", isto é, será em vão se dedicar no seu treino e ser um desleixado na hora de se alimentar e dormir. O equilíbrio é o diferencial para alcançar a meta.

"O que faz ganhar massa muscular é uma dieta pensada para isso, treino de qualidade e em quantidade e sono adequado. Comparando a um bolo, suplementação é um bom fermento, mas nada acontecerá sem trigo, ovos e um bom forno", admitiu o nutrólogo.

As demais orientações sobre o consumo de creatina

Crianças, gestantes e indivíduos com doenças hepáticas e renais dependem mais do que outras pessoas da avaliação médica criteriosa para o uso da creatina. O Dr. Francisco vai expor o motivo dessa cautela.

"Ela não tem veto em nenhum desses grupos de maneira empírica, mas dependendo dos níveis de lesões ou comorbidades pode ser sim proibitivo o seu uso nessas populações. Vale ressaltar, que nós ingerimos creatina nas carnes, mas o próprio processo de cozimento reduz as quantidades", garantiu.

O horário é indiferente para tomar creatina. Então, preze pelo consumo diário. Há trabalhos que sugerem que a insulina melhora o aproveitamento da creatina e existem ao mesmo tempo alguns profissionais, que sugerem a ingestão na refeição com carboidratos.

"Em um único trabalho, evidenciou-se uma superioridade de ingestão após o treino, mas isso não torna mandatório esse horário. Quando converso com meus pacientes digo que o melhor horário da creatina é o horário em que você não se esquece dela", finalizou o Dr. Gilmar Francisco.

Creatina - Shutterstock
Creatina - Shutterstock
Foto: Sport Life
Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade