É bom correr na praia? 10 dicas para emagrecer mesmo durante as férias
Treinador revela alguns truques simples para conseguir se exercitar corretamente na areia
Correr na praia, ou pelo menos caminhar, mesmo para aqueles que não são praticantes assíduos de exercícios físicos, costuma ser uma atividade prazerosa e relaxante. Aproveitar a brisa do mar, o sol e o clima de férias para mexer o corpo é, na maioria das vezes, uma ótima pedida. E, logo depois disso, refrescar-se com uma água de coco bem gelada completa o programa fitness de janeiro.
No entanto, ao correr na praia - principalmente quando é na areia e não no calçadão - é preciso ter alguns cuidados especiais. "A esteira é o local mais fácil de correr, pois o próprio aparelho traciona os pés do corredor. A areia é o local mais difícil, exigindo muito da musculatura", revela o educador físico, Diego Lopez.
Confira as dicas que o treinador separou para você correr na areia:
1. Primeiro passo é o protetor solar. Mesmo que o sol não esteja tão forte, o próprio ambiente ajuda a refletir os raios solares, causando danos à pele. Óculos de sol, bonés e viseiras também são recomendados.
2. Dê preferência para roupas mais justas. A combinação de suor, areia e umidade natural do ambiente podem causar assaduras. E isso é extremamente desagradável para quem pretende correr na praia ou em qualquer outro lugar.
3. Vai com calma. Se você é iniciante, comece a correr apenas uma vez por semana na areia até ganhar mais condicionamento físico.
4. A caminhada também tem o seu valor. Comece sempre caminhando, para adaptar a musculatura e não gerar nenhum trauma muscular.
5. Leve sua garra d'água. Hidratação é tudo, principalmente em um ambiente quente e úmido como uma praia. Sempre leve uma garrafinha com você e aposte em bebidas isotônicas.
6. O tênis, nem sempre, é necessário. Na areia o impacto da corrida é menor, por isso, correr descalço não é um risco, mas esteja sempre atento aos objetos cortantes no chão e verifique sempre a higiene da praia.
7. De olho no relógio. Evite os horários de pico solar, das 10h às 16h. Dessa maneira, correr na praia fica mais seguro e o seu desempenho também será melhor.
8. Fuja das inclinações. Os desníveis podem causar lesões nos joelhos. Prefira correr em praias planas.
9. Atenção com o coração. Se tem mais de 40 anos, realize exames cardiológicos antes de se dedicar aos treinos e começar a correr na praia, ou em outro ambiente.
10. A diversão é fundamental. Praias são cenários perfeitos para uma boa corrida! Aproveite para alinhar corpo e mente, renovando as energias no início do ano.