E deu Brasil no Globo de Ouro!
Fernanda Torres venceu e a noite foi histórica. MALU reuniu os melhores momentos da premiação!
Foi de arrepiar! Na madrugada do dia 7, a lendária Fernanda Torres conquistou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação como Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, na 82ª edição do Globo de Ouro. Essa vitória inédita para o cinema brasileiro rendeu um lindo discurso da artista e muita emoção - até mesmo entre as outras atrizes que disputaram o prêmio. Tudo isso em uma noite que foi fantástica (mas que rendeu polêmica também!). Confira!
Aclamada!
Quando Viola Davis anunciou Fernanda Torres como vencedora do prêmio, e as reações chamaram a atenção da web. A própria artista demonstrou estar surpresa com a vitória, pois já havia dito em diversas ocasiões que não sabia se conseguiria conquistar a estatueta. Afinal, além dela ser uma atriz latina, a concorrência deste ano era muito forte, envolvendo atrizes mundialmente consolidadas como Nicole Kidman (Babygirl) e Angelina Jolie (Maria).
E quem roubou a cena nas reações foi Selton Mello, que coestrelou Ainda Estou Aqui ao lado de Fernanda. A euforia do ator, que estava sentado junto com Fernanda durante o anúncio, virou meme e 'exemplo de amizade', segundo os internautas. Outra reação fofíssima foi a da atriz Tilda Swinton. Ela disputava na mesma categoria, por sua atuação em O Quarto ao Lado, mas reagiu de forma supercalorosa à vitória da brasileira. No Instagram, Sandro Kopp, que é marido de Tilda, explicou: "Muito merecido. Este filme é uma obra-prima e Fernanda é sublime", escreveu nos stories.
Nós vamos sorrir!
A vitória da atriz brasileira foi definida como "uma mensagem de esperança" pela BBC News. Já a revista Variety reforçou que o prêmio aumenta as chances de Fernanda no Oscar.
No discurso de vitória, a artista nos presenteou com um dos agradecimentos mais bonitos da noite. Teceu elogios às atrizes concorrentes, a Walter Salles, que dirigiu o longa, ao resto do elenco e, principalmente, à sua mãe, a também atriz Fernanda Montenegro. Esta, inclusive, estava em casa e também viralizou nas redes sociais ao vibrar, no auge de seus 95 anos, após ouvir o nome da filha como vencedora. "Eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia. Ela esteve aqui há 25 anos. E isso é uma prova que a arte pode durar pela vida, até durante momentos difíceis, como esta incrível Eunice Paiva, que eu fiz, passou", disse a vencedora do Globo de Ouro em um trecho.
A atriz fez referência ao fato que Fernanda Montenegro também foi indicada ao prêmio em 1999, ao interpretar Dora em Central do Brasil. Embora não tenha vencido, sua indicação foi um marco para o cinema brasileiro.
Queridinho das premiações, mas do público…
A jornada de Ainda Estou Aqui no circuito internacional de premiações, como uma boa história de superação, tem um Golias. Trata-se de Emilia Pèrez, um filme que foi divisivo entre crítica e público. Entretanto, ele venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro 2025, derrotando o longa brasileiro e os outros candidatos internacionais.
Na trama dessa comédia dramática original da Netflix, dirigido por Jacques Audiard, 'Manitas' (Karla Sofía Gascón) é um traficante mexicano com um grande sonho: abandonar a vida no crime e poder assumir sua identidade verdadeira enquanto Emilia, uma mulher trans. Para isso, ela conta com a ajuda da advogada frustrada Rita (Zoe Saldaña).
Apesar da premissa interessante, o público pegou implicância com o filme. E não é só por gostarem mais de Ainda Estou Aqui ou dos outros candidatos. Apesar de a história se passar no México, os produtores filmaram Emilia Pèrez na França. Eles não escalaram nenhuma atriz mexicana para papéis principais e escolheram um diretor francês, que admitiu em entrevistas não entender muito sobre o México. Essa escolha gerou acusações do público de que o filme apenas queria 'surfar' na representatividade latina e LGBTQIA+. Controverso ou não, o longa venceu.
Vai dar Oscar?
Estamos todos ansiosos pelo dia 19 de janeiro, quando anunciarão a lista oficial dos pré-indicados ao Oscar. Nossas melhores expectativas são conquistar as cobiçadas indicações em Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz. Mas, afinal, quais são as nossas chances?
É complicado dizer. Além da rivalidade com Emilia Pèrez, não fomos indicados ao SAG Awards, prêmio do Sindicato dos Atores que foi por anos considerado um termômetro para o Oscar. Mas não há motivo para pânico, já que nas últimas edições, o Oscar vem surpreendendo com sua lista de escolhidos. É possível que os votantes do SAG não tenham escolhido Fernanda para a disputa apenas porque eles têm uma maior tendência a optar por atores do circuito estadunidense nesse prêmio. Independentemente do que acontecer, sabemos da importância de Ainda Estou Aqui para o cinema nacional e seguimos todos na torcida!