É feriado: 5 dicas para descansar a mente do trabalho
Hoje, 7 de setembro, é o feriado da Comemoração da Independência do Brasil e uma ótima oportunidade para descansar, viu?
Depois de trabalhar por cinco dias seguidos, o cansaço parece vir junto da chegada do final de semana. Mas, mesmo cansada, é comum que a pessoa continue preocupada com suas demandas do trabalho, sem conseguir realmente descansar. Isso vale também para dias de feriado, como hoje, viu?
Pensando nisso, ouvimos a psiquiatra Jéssica Martani, especialista em comportamento humano e saúde mental, que elencou algumas dicas práticas e úteis para descansar a mente e aproveitar não só esse feriado, como também as férias, folgas e finais de semana. Confira e coloque em prática:
Nada de e-mails corporativos
Se você costuma deixar o e-mail do trabalho logado no celular, um policiamento será necessário para não checar a caixa de entrada fora do horário, ok? Afinal de contas, ficar a par das situações pode te levar a responder às mensagens e até mesmo trabalhar sem perceber em pleno dia de descanso.
Chats silenciados
Aqui, a premissa é a mesma do e-mail: nada de conversar sobre trabalho nem atender demandas quando não é hora disso. Para essa meta ser alcançada, vale adotar a estratégia de silenciar chats, como os de aplicativos de mensagem. Assim, você não receberá as notificações.
Detox digital
Que tal estender esse status offline para as redes sociais e páginas da web? Isso porque ali também costumam ter assuntos relacionados ao trabalho, projetos e até contatos profissionais. Além disso, dar um tempinho da internet faz muito bem para a saúde mental.
Sem tempo para os negócios
Ligações ou mensagens do chefe ou de clientes, se possível, devem ser recusadas. Desse modo, você impede que eventuais problemas ou pendências venham à tona, atrapalhando esse momento, que deve ser exclusivo para o descanso e lazer.
Seja bem-vindo, ócio!
Diferente das demandas de trabalho, que não são bem-vindas no feriado, o ócio está super convidado para a data, viu? E isso inclui ler livros, ter contato com a natureza, ficar ao lado de pessoas queridas e assistir às séries, por exemplo. Cultive esses momentos sem culpa!
Fonte: Jéssica Martani, psiquiatra especialista em comportamento humano e saúde mental.