Educação familiar: acabe com esses 11 hábitos que prejudicam o respeito entre pais e filhos
A relação entre pais e filhos precisa ser cultivada amorosamente, como qualquer outra, para que prospere de forma saudável
O respeito entre pais e filhos é a base para um relacionamento familiar saudável e harmonioso. Mas, como explica a psicóloga Lizandra Arita, da Clínica Mantelli, é um vínculo que precisa ser cultivado e que exige atenção constante.
"O respeito entre pais e filhos não é algo que ocorre naturalmente. Ele precisa ser cultivado todos os dias com atitudes, palavras e exemplos". Alguns comportamentos aparentemente inofensivos, mas bastante comuns, podem minar esse respeito…
O MinhaVida listou, junto com a psicóloga, 11 hábitos que podem prejudicar o respeito mútuo entre pais e filhos - e como superá-los para fortalecer o vínculo familiar.
Leia mais: Se você quer que seu filho te respeite quando adulto, precisa acabar com estes 7 hábitos
1. Brigas constantes entre o casal
Discussões frequentes entre os pais, especialmente na frente das crianças, criam um ambiente tenso e inseguro. Lizandra Arita alerta que isso pode levar a um distanciamento emocional significativo. "Quando as crianças testemunham brigas entre os pais, elas podem ficar ansiosas e, com o tempo, isso pode afetar a forma como elas percebem a autoridade e o respeito dentro da casa", destaca.
Além disso, as brigas podem levar os filhos a perderem o respeito pelos pais, especialmente quando observam comportamentos agressivos ou desrespeitosos entre eles.
2. "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço"
...
Veja também
Quer reduzir o tempo que seu filho fica no celular? Temos DUAS dicas que podem ajudar!
Rússia aprova medida polêmica para aumentar a natalidade do país: é proibido falar em não ter filhos
Se você quer que seu filho te obedeça, precisa incluir essas 6 práticas na rotina da família