Eggnog, ou a boa e velha gemada
Eggnog significa gemada. Simples e inocente gemada. Mas por apropriação da turma do funil, passou a designar, também, coquetel feito com álcool, muito requisitado no Natal e na estação fria do hemisfério norte.
» Consulte a nossa tabela de medidas
Os americanos adoram eggnog, e o sucesso que ele faz por lá não gorjeia tanto como cá. De qualquer forma, eis o procedimento usual: 2 doses de conhaque, uma pitada de rum, ¾ doses de leite, 1 ovo, ¾ de colher de açúcar. Bata na coqueteleira com gelo. Acrescente uma pitada de noz moscada no topo. Se você não gostar de conhaque, pode utilizar rum ou uísque como base.
Traditional Eggnog
Esta é a receita clássica, bem mais elaborada e que dá para 8 pessoas.
INGREDIENTES
12 ovos, com gemas e claras separadas
6 xícaras de leite
2 xícaras de nata batida
2 xícaras de bourbon
2 xícaras de açúcar
¾ de xícara de conhaque
2 colheres de chá de noz moscada moída
PREPARO
Bata com um mixer as gemas e o açúcar por 10 minutos (deve fazer uma mistura firme, de cor de manteiga). Eu adicionaria 2 pitadas de sal.
Acrescente lentamente o bourbon e o conhaque, um pouco de cada vez. Nesse ponto, a receita pede deixar na geladeira por 6 horas. (Se achar que é muito, reduza o tempo).
Acrescentar as etapas seguintes, 30 minutos antes de os convidados chegarem. Misture o leite com a gemada gelada e alcoolizada; acrescente 1 ½ noz moscada ralada. Em prato à parte, bata a nata até formar picos espessos; noutro, bata as claras em neve.
Suavemente, cubra a mistura das gemas. E acrescente a nata. Ponha nas taças ou xícaras, e guarneça com o restante da noz moscada.