Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Elaine Dias: "É injusto avaliar uma pessoa pelo padrão estético em vigor" 

Comer de forma saudável, praticar atividades físicas e dormir bem fazem parte do que a endocrinologista e metabologista chama de "básico bem feito". Confira estas e outras dicas

9 set 2024 - 18h56
Compartilhar
Exibir comentários

Comer de forma saudável, praticar atividades físicas e dormir bem fazem parte do que a Dra. Elaine Dias chama de "básico bem feito". No entanto, não é tão simples. O que dizer do pacote de salgadinhos industrializados quando dá preguiça de cozinhar? E da falta de disciplina quando o assunto é atividade física? Ou do celular, que ficamos mexendo até tarde da noite... Enfim, quando falamos em qualidade de vida, emagrecimento e saúde, é preciso refletir sobre escolhas diárias que, aos poucos, se transformam em hábitos.

Elaine Dias é endocrinologista e dá dicas de emagrecimento saudável
Elaine Dias é endocrinologista e dá dicas de emagrecimento saudável
Foto: Divulgação / Bons Fluidos

Dra. Elaine Dias: "emagrecer com saúde é trocar gordura por músculo"

Em entrevista ao site Bons Fluidos a endocrinologista e metabologista promove uma reflexão sobre emagrecimento de forma saudável. Explica ainda a distorção presente nos padrões estéticos atrelados aos números da balança. "Saúde não significa pesar 50 ou 60 quilos. Há pessoas magras que estão com colesterol alto, diabetes, gordura visceral e exames fora das taxas", alerta a profissional, destacando que há muito preconceito em torno da obesidade.

Assim, afirma que "quem quer perder peso deve ter em mente trocar  músculo por gordura. É um conceito que torna os os exames mais valiosos do que a fita métrica. Aí entra o básico bem feito". 

Em suma, a médica acredita que "julgar alguém pelo padrão estético em vigor é injusto", conclui. "Eu brinco que músculo é vida, né? E, músculo pesa mais do que gordura".

Ozempic ajuda?

Para a Dra. Elaine Dias, sim. Porém, representa 20 ou 30% do sucesso do tratamento. "O paciente, muitas vezes emagrece por estar fazendo atividades físicas, dormindo bem, de 7 a 8 horas por noite se alimentando bem e, quando alguém pergunta sobre emagrecimento, fala 'é Ozempic'. E não é. É o conjunto de esforços. Aí eu pergunto é o Ozempic que está indo à academia? É o Ozempic que está se privando de alguns alimentos? Não".

Além disso, o que deixa a especialista preocupada é a utilização das canetas sem adequar o organismo a uma rotina saudável e longeva. "Quem usa as canetas e perde peso de forma muito rápida acaba perdendo músculo. Há estudos que mostram que perder músculo e ganhar gordura aumenta a chance de eventos cardíacos."

Por isso, voltamos ao 'básico bem feito': "Na alimentação, o ideal é evitar alimentos ricos em gorduras trans. Vamos descascar mais e abrir menos pacotes, consumir alimentos in natura", afirma. Quanto ao sono, a especialista indica "entre 7 e 8 horas". Além disso, é fundamental manter o corpo em movimento e ter uma rotina de atividades físicas.

Por fim, uma dica valiosa: "beber muita água para manter o corpo sempre hidratado. O ideal é que a ingestão seja de 30 ml pra cada quilo de peso. Uma conta muito simples, mas tem que ser água! Não conta suco, refrigerante, apenas água mesmo."

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade