Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Endometriose: exercícios físicos podem ajudar a tratar os sintomas

A endometriose provoca fortes dores menstruais, mas a prática regular de atividades físicas pode diminuir o desconforto

8 dez 2023 - 11h01
(atualizado às 17h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A endometriose é uma doença inflamatória que atinge de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva. Ela causa cólica menstrual intensa e outros sintomas que podem incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais, inclusive a prática de atividade física. 

A endometriose prejudica a realização de tarefas diárias -
A endometriose prejudica a realização de tarefas diárias -
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Assim, quem sofre com a doença pode querer deixar de realizar exercícios físicos em razão dos sintomas da endometriose. No entanto, a prática regular de atividades físicas pode reduzir o desconforto provocado pelas cólicas fortes. 

O especialista em endometriose e colaborador do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Dr. Patrick Bellelis, explica que o exercício físico estimula a liberação de endorfina, um neurotransmissor que contribui para o bem-estar e alívio das dores. 

"Além disso, a atividade física regular promove o fortalecimento muscular, o que pode oferecer suporte estrutural e aliviar a tensão nas áreas afetadas pela endometriose", completa o ginecologista.

Exercícios para endometriose

De acordo com o especialista, práticas como yoga e pilates podem auxiliar no tratamento da endometriose. Essas atividades, além de reduzir os sintomas físicos, também podem ajudar a amenizar o estresse e a ansiedade frequentemente associados à condição. 

Além disso, exercícios aeróbicos, como caminhadas e corridas leves, têm apresentado resultados positivos na redução da dor e na melhoria de anormalidades posturais associadas às dores pélvicas causadas pela endometriose. 

No entanto, antes de iniciar um regime de exercícios, é aconselhável consultar um profissional de saúde. Ele irá orientar sobre as práticas mais adequadas e seguras. Segundo Bellelis, qualquer atividade deve ser personalizada e adaptada à gravidade dos sintomas e à capacidade física da paciente. 

"A relação entre endometriose e atividade física revela-se um campo promissor para o gerenciamento integrado dessa condição. Ao incorporar exercícios regulares como parte do plano de cuidados, mulheres podem experimentar melhorias significativas em sua qualidade de vida, fornecendo uma abordagem holística e multidisciplinar no enfrentamento da doença", conclui o especialista.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade