Erros na decoração: saiba os principais para não cometer
Alguns erros na decoração podem gerar bastante dor de cabeça e até prejuízos financeiros; saiba quais são os principais a serem evitados
Na hora de fazer uma reforma ou decorar uma casa nova, muitas pessoas acabam cometendo algum erro. Ainda mais quando é a sua primeira casa e você ainda não tem muita experiência, não é mesmo?
O problema é que, apesar de comuns, esses erros na decoração podem acabar causando até prejuízos financeiros ou muita dor de cabeça para consertá-los. Assim, o melhor é já conhecer esses equívocos para evitá-los de uma vez e conseguir fazer um projeto de decoração adequado.
"Um projeto bem conduzido expõe um olhar apurado e harmônico, buscando materiais e peças que não destoam e, sobretudo, que se não excedam no contexto geral", explica a arquiteta Isabella Nalon, do escritório que leva seu nome.
A seguir, a especialista comenta alguns dos principais erros na decoração e como evitá-los:
Começar sem um projeto definido
Sem dúvidas, o primeiro erro é começar uma reforma sem um projeto definido. "É sair de carro, acessar uma rodovia e não ter um destino", relaciona Isabella.
Antes do impulso de sair quebrando e tirando tudo do lugar, o projeto é a fase em que o pensar é primordial. "Por que mudar? Quais as expectativas depois de pronto? Qual o estilo decorativo que mais combina com o proprietário? Essas são perguntas que devem iniciar o processo", diz a arquiteta.
Essas reflexões serão a base para determinar desde o layout, infraestrutura, acabamentos e as demais etapas do décor.
Compra de móveis e eletrodomésticos nas medidas erradas
Isso também é uma consequência da falta de planejamento. Às vezes, ao não medir direito as áreas que você tem, pode acabar comprando móveis ou eletrodomésticos maiores ou menores do que o adequado. E, se isso ocorrer, pode acabar até precisando comprar um novo do tamanho certo e gastar mais.
"Por isso, nada de comprar por impulso para não incorrermos na expressão ter um elefante branco na sala e lidar com um orçamento comprometido para o restante do projeto", explica a arquiteta.
Escolha errada de materiais
Uma terceira gafe que acontece com frequência é o uso de materiais que, em função de suas características, não devem compor determinado cômodo. Uma situação bastante comum, por exemplo, é a escolha incorreta dos revestimentos, que em muitos casos apresentam indicações particulares para a sua utilização.
"Pelas características técnicas, alguns revestimentos de paredes não podem ser aplicados no chão, por exemplo. Se utilizado com finalidade errada, certamente mais adiante o proprietário precisará empreender uma nova reforma", relaciona Isabella.
Ou seja, sempre pesquise bem sobre os materiais e converse com os profissionais antes de fazer as escolhas para não cometer erros na decoração.