Esfoliação funciona? Conheça os benefícios dessa etapa de skincare
Essa é uma etapa de skincare que pode ser feita uma vez por semana na pele e que ainda ajuda na remoção de células mortas; saiba mais
Quando o assunto é skincare, é possível que você pense em diversas etapas e produtos, certo? Pois é! Embora as etapas de limpeza, hidratação e proteção sejam as mais conhecidas, existe também um outro passo que pode te ajudar a manter a pele sempre bonita: é a esfoliação, uma técnica que promove a renovação celular.
Isso acontece porque essa é uma etapa onde removemos as células mortas da nossa pele. Por isso, a esfoliação é uma das responsáveis por eliminar tudo aquilo que já não é mais necessário para o nosso corpo, deixando a cútis mais bonita.
E para entender melhor sobre o funcionamento da esfoliação no skincare, nós separamos informações especiais da dermatologista Milena Carestiato sobre o assunto. Confira a seguir!
Benefícios para a pele
Uma das principais vantagens de incluir a esfoliação em seus cuidados com a pele diz respeito à remoção de impurezas. Como resultado, a pele fica melhor, o que pode ajudar também na absorção de ativos dos seus produtos de skincare.
Além disso, essa etapa também não possui restrições. Ou seja, independentemente do seu tipo de pele, a esfoliação está liberada. Ufa! Quanto a frequência, ela pode ser feita uma vez por semana (ou até duas, em peles muito oleosas).
Mas fica o alerta para pessoas de pele seca ou mista. "Em peles mais secas, a esfoliação deve ser feita com produtos que não causem muito ressecamento, mas capazes de remover as células mortas. Nas mistas, dê preferência à área T (testa, nariz e queixo) da face, que têm mais oleosidade. Além disso, opte por fórmulas mais secativas", explica a especialista.
Apesar de o mercado de skincare ter diversas opções de produtos, também é possível fazer esfoliações caseiras. Neste caso, os produtos mais indicados são o açúcar, o mel e o café. Legal, né?
Esfoliação corporal: vale a pena?
Sim, vale! Afinal, a sua proposta é a mesma que a esfoliação facial. No entanto, a dermatologista explica que não é liberado para todo mundo! "A esfoliação corporal é contraindicada quando temos algum tipo de dermatite ou lesão na pele, uma vez que pode agredir a derme e piorar esses quadros", frisa Milena Carestiato.
Uma indicação bacana para quem quer incluir a esfoliação em sua rotina é aproveitar o momento do banho. Isso porque a pele precisa estar umedecida ante e como no banho os poros se abrem, isso facilita a absorção de nutrientes.
Por fim, vale lembrar que antes de adotar qualquer etapa no seu skincare, vale a pena consultar um dermatologista, tudo bem? Assim você terá o apoio profissional necessário para manter sua pele sempre linda!