Especialista lista 8 alimentos para dieta anti-inflamatória
Tema ganha ênfase tanto dentro quanto fora da web
Unir a saúde com o bem-estar de forma prática e sustentável é o desejo da maioria durante o verão, não é mesmo? Sendo assim, o especialista em medicina natural e suplementação Dr. Christian Aguiar vai indicar oito alimentos para dieta anti-inflamatória.
Veja o grupo de alimentos para dieta anti-inflamatória
Vegetais
Brócolis, couve-flor, couve, berinjela, rúcula, agrião, batata doce, abóbora, cenoura. Os vegetais são cheios de substâncias que protegem o nosso corpo.
Frutas
Uva, morango, abacaxi, amora, laranja, ameixa, limão, abacate. Frutas sempre inteiras e frescas. Opte pelas frutas vermelhas, que são excelentes anti-inflamatórias naturais.
Castanhas e nozes
Amêndoas, nozes pecã e pistache são ricas em ômega-3 e antioxidantes. Não exagere na castanha do Pará e modere no amendoim e castanha de caju, pois em excesso tornam-se inflamatórias.
Temperos
Cúrcuma, canela, orégano, páprica, cominho, pimenta preta e gengibre são ótimos para diminuir a inflamação.
Bebidas
Invista em bebidas como chá verde, mate, de camomila e erva cidreira. Iogurte natural, kombucha e kefir também são opções de bebidas fermentadas que ajudam na inflamação.
Peixes gordurosos
Salmão selvagem, sardinha, arenque, cavala, linguado e anchova são fontes de ômega-3. Peixes pequenos como sardinha também devem estar no seu cardápio, pois possuem menos mercúrio.
Carnes e ovos
Prefira carnes vindas de animais alimentados soltos em pasto, como gado angus a pasto e frango caipira verdadeiro. Evite carnes de animais confinados sempre que possível.
Laticínios A2
Queijos, iogurte natural, kefir e manteiga ghee. Procure produtos feitos com leite A2, que vem de gado selecionado, ovelhas, búfalas e cabras. Eles são mais fáceis de diferir do que produtos de leite comum.