Especialistas respondem 11 dúvidas sobre furúnculo
Furúnculo é contagioso? Pode ser causado pela depilação? Especialistas desvendam as maiores dúvidas sobre furúnculo. Confira
Um furúnculo é uma infecção cutânea causada por uma bactéria, formando um nódulo avermelhado, doloroso, endurecido e quente, com uma ponta amarelada, que indica a presença de pus. O tamanho do furúnculo pode variar de acordo com a profundidade dos tecidos infectados. Abaixo, veja mais sobre esse tipo de infecção.
Leia também: Pomadas para furúnculo: quais as melhores para o problema?
1. Furúnculo é contagioso?
Sim, o furúnculo é contagioso, pois é causado por bactérias. "Porém, o desenvolvimento do furúnculo também está associado a baixa imunidade, portanto, a infecção surge a partir da associação da bactéria e da imunidade enfraquecida", conta a dermatologista Fabia Schalch, da rede Dr. Consulta.
2. Depilação pode causar furúnculo?
"Não, a depilação é um processo que causa lesões na pele, então pode servir de porta de entrada para bactérias", diz o dermatologista Daniel Dziabas, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A depilação causa, na verdade, a pseudofoliculite, uma inflamação decorrente da penetração da haste do pelo na pele, mas sem a presença de bactérias, agravada ou desencadeada pelo ato de depilar e pelo atrito da pele com roupas apertadas.
3. O furúnculo deve ser espremido?
"Nunca. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea", destaca Dziabas.
4. É preciso tomar remédios para curar o furúnculo?
...
Veja também
Furúnculo: o que é, sintomas, pomada e como curar rápido
Remédio caseiro para furúnculo: veja o que funciona
Como saber se o furúnculo está sarando?