Essa pode ser a verdadeira razão por trás das suas dores de cabeça constantes
Diferentes fatores podem provocar ou intensificar as dores crônicas; entenda mais
A saúde do paciente deve ser analisada sob quatro pilares fundamentais: mente, corpo, espírito e aspectos sociais. Esses fatores precisam ser abordados de maneira holística para alcançar uma saúde plena.
Eles estão conectados e podem interferir um no outro. A dor e a saúde mental, por exemplo, estão intimamente entrelaçadas, formando uma via de mão dupla: a dor pode agravar condições de saúde mental, enquanto a depressão pode intensificar a sensação de dor. Esse ciclo vicioso pode levar à piora de ambas as condições, tornando o tratamento ainda mais desafiador.
A relação entre a dor física e a saúde mental
A dor aguda é um mecanismo de defesa do organismo, indicando uma lesão ou infecção. Já a dor crônica, que persiste por mais de três meses, pode ser desencadeada por uma série de fatores, incluindo condições físicas, estilo de vida e questões emocionais. Assim, problemas psicológicos intensificam a percepção de dor no corpo.
Nessa linha, há ainda os sintomas psicossomáticos, ou seja, a manifestação física de emoções. Distúrbios digestivos, dores musculares, enxaquecas e até doenças crônicas, como asma ou hipertensão, podem ser desencadeados ou exacerbados por fatores como estresse, ansiedade, medo ou tristeza.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?
Hipertensão: o que é, sintomas e como baixar a pressão alta
Enxaqueca: o que é, causas, sintomas e como aliviar a dor
Asma: o que é, sintomas, remédios e se tem cura