Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Esse é o segredo da psicologia para reprogramar pensamentos ruins em 3 passos e viver a vida menos estressado (a)

Pensamentos "intrusivos", conhecidos na psicologia como cognições automáticas, podem causar estresse, irritação e tristeza. Veja dicas de como lidar com eles, segundo a psicologia

29 ago 2024 - 14h50
Compartilhar
Exibir comentários
The Good Brigade/GettyImages
The Good Brigade/GettyImages
Foto: Minha Vida

Ah, o estresse! Parece que estamos sempre na correria, com entregas de trabalho, transporte público lotado e chefe puxando a nossa orelha. Com tudo isso, é difícil mesmo não se sentir estressado e até ficar com a cabeça cheia de pensamentos ruins.

A boa notícia é que existem técnicas da psicologia para lidar com esses sentimentos estressantes e que poluem a nossa mente no dia dia, muitas vezes atrapalhando a concentração e o desempenho nas tarefas que temos que lidar. 

Uma delas é conhecida na terapia cognitivo-comportamental como reformulação cognitiva, uma técnica que envolve mudar padrões de pensamento negativos e disfuncionais para promover um modo mais saudável e positivo de ver as situações. 

"A reformulação cognitiva é uma técnica usada na terapia cognitivo-comportamental (TCC) para identificar, desafiar  e modificar pensamentos distorcidos ou negativos. Esses pensamentos, conhecidos como cognições automáticas, podem surgir em resposta a situações do dia a dia e muitas vezes são irracionais ou exagerados", explica a psicóloga Lizandra Arita, da Clínica Mantelli.

A ideia é identificar e desafiar pensamentos automáticos que causam desconforto emocional e substituí-los por pensamentos mais realistas e equilibrados. Mas como fazer isso? Alguns passos simples podem ajudar, mas antes vamos entender melhor o que é reformulação cognitiva.

O que é reformulação cognitiva?

...

Veja mais

Veja também

Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?

"Traumatismos, infecções e até infestações". Roer as unhas pode ser mais perigoso do que você imagina.

Pessoas com mais inteligência emocional costumam dizer essas três frases para outras pessoas. São tão poderosas que melhoram sua autoestima

As medalhas de Rebeca Andrade começaram a ser ganhas no consultório psicológico: "Minha briga está na minha cabeça"

Em picos de estresse, pare por 5 minutos para fazer um desses alongamentos: vale a pena

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade