Esse é o sintoma menos falado da menopausa e que causa muitos desconfortos às mulheres
A condição pode atingir 60% das pacientes, principalmente as que estão com sobrepeso
A menopausa é um período que causa diversas alterações na vida e no corpo da mulher, variando muito para cada paciente. Normalmente, a condição afeta mulheres de 45 a 55 anos, mas pode ocorrer precocemente, aos 40 anos. No Brasil, o climatério costuma começar por volta dos 48 anos e depois de alguns anos a menopausa se inicia.
Nesta fase, a mulher encerra o período reprodutivo e chega à amenorreia, a ausência de menstruação. Outros sintomas que podem acontecer são: fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, atrofia dos órgãos genitais, alterações no sono, libido e humor, cansaço, incontinência urinária e falhas na memória.
Um dos sintomas mais comuns, mas que pouco comentado, são as dores musculoesqueléticas, que atingem cerca de 60% das mulheres durante a pré-menopausa e durante a menopausa, sobretudo aquelas com sobrepeso. As dores são semelhantes à fibromialgia e causam sensações desconfortáveis nos músculos, articulações e podem atingir todo o corpo e atrapalhar a qualidade de vida.
Causas de dores na menopausa
Esse é um momento comum e natural do envelhecimento do corpo feminino. Quando a menstruação acaba, os ovários entram em falência e, dessa forma, novos folículos não são capazes de ser gerados. Assim, os níveis hormonais caem de forma irreversível.
...
Veja também
Menopausa: sintomas, estágios e tratamento
Melhor colágeno para depois dos 50: o que tomar para pele boa e juntas renovadas
Esse adesivo tem mudado a vida de mulheres na menopausa: entenda o que ele faz