Esses pequenos hábitos diários podem melhorar sua confiança e autoestima sem você perceber
Práticas simples ajudam no desenvolvimento da inteligência emocional e na melhora da percepção que temos de nós mesmos
Embora não possa parecer à primeira vista, a autoestima é fundamental não só para cuidar da saúde mental, mas também para aprender a estabelecer limites, a se desenvolver pessoalmente, a progredir e a continuar a aprender.
Uma pessoa com boa autoestima se aceita, é capaz de se julgar objetivamente e tem clareza sobre suas habilidades e pontos de melhoria. Ela se avalia positivamente e tem uma atitude positiva consigo mesma. Porém, quem tem baixa autoestima se sente inferior e desanimado diante dos desafios.
Se quisermos cultivar essas áreas da inteligência emocional, existem alguns pequenos rituais ou hábitos que podemos acrescentar ao nosso dia a dia que nos ajudam a melhorar a nossa confiança e autoestima, mesmo sem percebermos.
1. Faça exercício físico
A atividade física pode ajudar as pessoas a alcançar um autoconceito positivo e promover o bem-estar psicológico através da melhoria das percepções físicas e da satisfação corporal. Ou seja, nos ajuda a nos ver melhor e aumenta a autoestima.
Além disso, ao fazer exercício nos superamos, o que nos faz ganhar confiança. Pense nisso: você está na academia levantando pesos e fazendo exercícios de força. No primeiro dia você levanta tão pouco que fica com vergonha. Depois de alguns meses de esforço, você quintuplicou seu peso e ganhou confiança de que pode fazer muito mais do que pensava. Esse pensamento não fica só na academia, pode ser extrapolado para a vida.
2. Escreva um diário de gratidão todas as manhãs
...
Veja também
Se você responder "sim" a essas 15 perguntas, é provável que você sofra de dependência emocional
Para fortalecer a autoestima após os 50, é necessário incluir essas 5 práticas na rotina
O homem mais feliz do mundo diz que se livrar dessas 3 coisas faz qualquer um ser feliz