Esses são os sinais que indicam quando o transplante de fígado é necessário
A prática de exercícios físicos e a alimentação saudável são alguns meios de prevenir a falência hepática
O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, desempenhando mais de 500 funções essenciais, como filtrar o sangue, metabolizar nutrientes e eliminar toxinas. No entanto, algumas doenças podem comprometer sua funcionalidade ao longo do tempo, tornando o transplante hepático a única alternativa para preservar a vida do paciente.
Entre as principais condições que levam à necessidade de um transplante estão a cirrose causada pelo consumo excessivo de álcool, as hepatites virais B e C, a infiltração gordurosa do fígado (esteatose hepática) e até o uso prolongado de medicamentos que sobrecarregam o órgão.
Doenças genéticas raras, como a deficiência de Alfa-1 antitripsina, também podem comprometer a saúde hepática e exigir a substituição do fígado. No artigo abaixo, te explico todas as informações sobre esse órgão tão importante para o funcionamento.
Leia também: 5 sinais de que seu fígado não está bem
Quando o transplante se torna necessário?
Muitas doenças do fígado são silenciosas e se desenvolvem ao longo dos anos sem que o paciente perceba. O órgão possui reservas funcionais que podem mascarar os sintomas até estágios mais avançados da doença. Quando isso acontece, o fígado perde progressivamente sua capacidade de desempenhar suas funções vitais, levando à insuficiência hepática.
...
Veja também
Doença hepática: sintomas, tratamentos e causas
O que acontece com o corpo quando você para de tomar refrigerante
5 sinais de que seu fígado não está bem
A melhor bebida do mundo para quem tem gordura no fígado: escolhida pelos médicos vai te surpreender