Esses são os sinais que o seu corpo dá de que você pode ter alergia a lactose e outros alimentos
Condição pode ser desencadeada por alterações hormonais, infecções ou mudanças na microbiota intestinal
A alergia alimentar é uma reação exagerada do sistema imunológico a certos alimentos, percebendo substâncias inofensivas como ameaças. Esse tipo de alergia pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças, especialmente naquelas com histórico familiar.
No entanto, reações alérgicas a alimentos que antes não causavam reações podem ocorrer devido a mudanças no sistema imunológico ao longo do tempo. Essa condição é chamada de alergia alimentar adquirida e pode surgir em adultos, mesmo que o alimento tenha sido consumido sem problemas durante anos. Fatores como alterações hormonais, infecções, estresse e até mudanças na microbiota intestinal podem desencadear uma nova sensibilidade.
As alergias alimentares ocorrem devido a uma resposta imunológica anormal do corpo, que produz anticorpos (IgE) para combater proteínas alimentares consideradas perigosas. Essa predisposição pode ser genética e, em alguns casos, fatores ambientais e o contato precoce com certos alérgenos alimentares também podem ter influência.
Os sintomas podem variar de leves a graves, incluindo erupções cutâneas, eczema, urticária, coceira, náuseas, vômitos, diarreia e inchaço, especialmente no rosto ou na garganta. Em casos mais severos, pode ocorrer angioedema, caracterizado pela inflamação de tecidos subcutâneos em diferentes partes do corpo, dificuldade respiratória e, em situações extremas, anafilaxia, uma reação potencialmente fatal que requer atendimento médico imediato.
...
Veja também
Alergia alimentar: o que é, sintomas e tratamentos
Alergia ao ovo: sintomas, tratamento e como prevenir
A importância da oferta correta de alimentos na janela imunológica do bebê
Intolerância à lactose: 7 mitos comuns sobre a condição
APLV em crianças e bebês: veja a importância do diagnóstico precoce