Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Este é o MELHOR horário para se exercitar e evitar derrame

Um estudo britânico descobriu que pode existir um melhor horário para treinar e cuidar da saúde cardiovascular

4 abr 2025 - 14h17
Compartilhar
Exibir comentários
Marko Geber/GettyImages
Marko Geber/GettyImages
Foto: Minha Vida

Não é segredo que se exercitar é benéfico para a saúde. Porém, um novo estudo sugere que praticar atividade física de manhã pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC) - ou derrame - e de doenças cardiovasculares.

A pesquisa foi publicada no European Journal of Preventive Cardiology. Os autores do estudo coletaram os dados de 502.490 participantes, com idades entre 40 e 69 anos (na época em que foram recrutados, entre 2006 e 2010), disponíveis no UK Biobank. Os dados dessas pessoas foram e são continuamente coletados no Reino Unido e estão disponíveis para pesquisadores para utilização em pesquisas aprovadas.

Leia mais: 15 minutos de exercícios por dia ajuda a reduzir a ansiedade

Dessas pessoas, um grupo de mais de 100 mil participantes teve seus dados de atividade física registrados por meio de um acelerômetro triaxial. Para o atual estudo, foram analisados dados de um recorte de 86.657 pessoas acompanhadas entre fevereiro de 2013 e dezembro de 2015. Durante esse período, quase três mil participantes desenvolveram doença arterial coronariana (DAC) e 796 desenvolveram AVC.

Os pesquisadores do atual estudo, então, investigaram a associação entre as horas diárias de atividade física e o risco de DAC, AVC e AVC isquêmico. A conclusão foi de que a alta atividade física realizada durante a noite foi associada a riscos mais elevados dessas doenças em comparação com os exercícios feitos pela manhã.

Quais foram os resultados do estudo?

...

Veja mais

Veja também

AVC: o que é, sintomas, causas e tratamento

AVC isquêmico: sintomas, tratamento, sequelas e se tem cura

AVC hemorrágico: o que é, sintomas, tratamento e sequelas

Fizeram ele percorrer 500 km num caminhão depois de um infarto e, quando chegou no destino, a empresa o demitiu. O juiz decide a seu favor

Depressão pode ser um sinal que antecede AVC, diz estudo

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade