Estresse prejudica o cabelo, aponta pesquisa; saiba como cuidar
Especialista em cabelo explica como o estresse prejudica os fios e o que pode ser feito para resolver
Sentir-se estressada é quase um hábito diante da rotina corrida. Porém, normalizar esse sentimento pode ser bastante prejudicial, viu? Além da saúde e da pele, o estresse prejudica o cabelo também! Afinal, quando alguma coisa não vai bem no organismo, todo o corpo passa a ser afetado.
E isso foi mais do que comprovado em uma pesquisa recente. Segundo um levantamento da JustForYou entre 2020 e 2021, 90% das consumidoras de produtos para cabelo se sentem estressadas com frequência e isso reflete nas necessidades das madeixas.
"O excesso de tensão provoca alterações hormonais no organismo, que libera algumas substâncias na corrente sanguínea, como o cortisol. Esse processo contribui para a queda na imunidade, deixando o corpo mais vulnerável às infecções. Já no cabelo, o estresse pode contribuir para o aumento da queda, o desequilíbrio da oleosidade natural e até acelera o aparecimento dos fios brancos", detalha a tricologista Paula Guimarães.
E os prejuízos do estresse nos fios não param por aí, viu? A especialista alerta para outros possíveis danos, como o surgimento de uma doença autoimune, a alopecia areata, em casos de predisposição genética. Com esse quadro, há uma expressiva queda capilar, resultando em falhas circulares ou até mesmo perda total do cabelo em pacientes mais graves.
Como se não fosse o bastante, a caspa também costuma aparecer! Chamada dermatite seborreica, ela causa descamação, coceira e vermelhidão do couro cabeludo. Além de, assim como os outros casos, também contribuir para a queda.
Resolvendo o problema
"Com a rotina agitada, tantos compromissos e excesso de informações, é difícil evitar o estresse. Por isso, estabelecer uma rotina de autocuidado é tão importante para o bem-estar e um dos passos fundamentais para combater o estresse, assim como cultivar a autoestima e adotar hábitos saudáveis", reforça a médica.
Ou seja, se cuidar é uma ótima estratégia para driblar a condição. Dessa forma, a tricologista orienta a reservar um momento no dia para se desligar e entender o seu cabelo. Para isso, aposte em uma música relaxante e até acenda velas ou incensos, criando um clima de spa.
"Passe o shampoo e faça uma massagem no couro cabeludo que se estenda para todo o corpo, quando terminar, capriche na finalização", ensina Paula, que relembra também outras medidas eficazes, como a meditação, mindfulness e yoga.
Tratamento
Além de apostar no autocuidado, uma ida ao médico também é recomendada. Isso porque o estresse prejudica o cabelo e também o organismo, podendo resultar na deficiência de alguns nutrientes. Com isso, exames devem apontar o que anda faltando por aí e servir como base do tratamento.
A partir disso, são combinados os ativos certos para cada pessoa. Assim, além dos produtos tópicos para o cabelo, cápsulas manipuladas podem ajudar o corpo como um todo, agindo em um tratamento combinado.
Mas antes de dar início nessas medidas, a tricologista adverte: consulte um médico para identificar se a causa dos danos capilares é mesmo o estresse. E, mesmo que seja, ninguém melhor do que um especialista para te auxiliar, né?!
Fonte: Paula Guimarães, médica tricologista parceira da JustForYou.