Estudo indica que infarto tem 13% mais chance de acontecer na segunda-feira
Pesquisa preliminar realizada na Irlanda revela que o risco de infarto aumenta na segunda-feira; a relação seria o início da semana de trabalho
É comum acharmos o começo da semana mais difícil, devido ao trabalho, mas você sabia que existe uma comprovação de que a saúde pode ser afetada? Um estudo realizado por médicos da Belfast Health and Social Care Trust e do Royal College of Surgeons, na Irlanda, comprovou que o infarto tem mais chance de acontecer na segunda-feira.
Na pesquisa, os profissionais analisaram mais de 10 mil pacientes internados entre 2013 e 2018 na Irlanda com o tipo mais grave de ataque cardíaco.
Estudo indica que infarto tem mais chance de acontecer na segunda-feira
"Este estudo acrescenta evidências sobre o momento de ataques cardíacos particularmente graves, mas agora precisamos desvendar o que há em certos dias da semana que os tornam mais prováveis", foi o que disse o médico da British Heart Foundation, Nilesh Samani.
Pesquisadores perceberam que há a maior chance de infarto nos pacientes nas segundas-feiras. Além disso, os autores também viram um aumento acima do esperado também aos domingos.
"O mecanismo exato para essas variações é desconhecido, mas presumimos que tenha algo a ver com a forma como o ritmo circadiano afeta os hormônios circulantes que podem influenciar ataques cardíacos e derrames. É provável que seja devido ao estresse de voltar ao trabalho. O aumento do estresse leva ao aumento dos níveis do hormônio do estresse cortisol, que está associado a um maior risco de ataque cardíaco".