Estudo mostra os benefícios de caminhar na natureza
Estudo mostra que estar cercado de áreas verdes permite ativar mecanismos neurais que ajudam na concentração
Já reparou que ir para algum parque ou lugar em meio à natureza pode te ajudar a aliviar o estresse? Isso, definitivamente, não é só coisa da sua cabeça. Cientistas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, realizaram um estudo - recém-publicado na revista Nature - comprovando os benefícios de caminhar na natureza. Entenda mais:
Teste de atenção
Resumidamente, 92 pessoas voluntariam-se para uma prova de atenção que exigia muito esforço mental, fazendo com que ficassem esgotados. Depois disso, se dividiram em grupos que iriam caminhar por uma área de bosques ou ambiente urbano por 40 minutos. Enquanto isso, os pesquisadores monitoraram a atividade elétrica do cérebro deles por meio de exames para descobrir qual era a capacidade de restauração de atenção de cada um e áreas do cérebro responsáveis por planejamento e gerenciamento de ações.
Depois de terem realizado a tarefa, tiveram que repetir o questionário extenuante para relatar como estavam se sentindo. O resultado? Independente do local, a caminhada leve melhorou a atenção e ajudou a recuperar as funções. Porém, aqueles que entraram em contato com a natureza, tiveram melhor desempenho no que precisava de controle executivo e reabilitaram mais rápido.
Benefícios de caminhar na natureza
Conclui-se que o ambiente natural beneficia a atenção, segundo os autores da investigação. Estando em meio a um espaço verde, a pessoa tende a se afastar dos fatores estressantes e levar sua atenção a outras coisas a não ser a tela do celular ou o trânsito. "A atenção é captada de forma suave por algo que nos atrai pela beleza. Assim, a natureza permite que os mecanismos que sustentam nossa atenção dirigida descansem e se recuperem, à medida que percebemos sem esforço o ambiente que nos rodeia.", explica a pesquisadora do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Eliseth Leão.
"A poluição sonora, por exemplo, está associada a maiores níveis de estresse, agitação e preparação para uma desnecessária 'luta ou fuga'. Alguns estudos indicam, inclusive, a associação entre a poluição do ar e o desempenho estudantil.", conclui.
Procure um instante para pausar
A partir disso, momentos de pausa se fazem ainda mais necessários, e melhor ainda se for através de caminhadas leves em ambientes naturais. De acordo com a Agência Einstein, outras atividades que também são indicadas são a meditação, contemplação de imagens da natureza que promovam emoções positivas e ouvir uma música que goste.
E aí, gostou de saber que os benefícios de caminhar na natureza são reais?