Estudo mostra que comer bem na meia-idade ajuda a envelhecer de forma saudável
A pesquisa de Harvard analisou pessoas com, em média, 39 anos de idade e chegou à conclusão que o segredo para evitar doenças pode estar na alimentação
Tomar certas atitudes na meia-idade podem acabar trazendo consequências no futuro. Uma delas é o que você come. Um estudo, conduzido pela Universidade de Harvard, mostrou que seguir uma dieta saudável a partir dos 40 anos pode ditar a forma que irá envelhecer. Veja mais abaixo:
A pesquisa
Os pesquisadores estudaram casos de 106 mil pessoas, em torno dos 39 anos de idade, a partir de 1986. O estudo foi feito através de questionários que eram respondidos a cada quatro anos pelos participantes que, inicialmente, também não contavam com doenças crônicas. Primeiramente, para comparar a equipe de especialistas definiu certos padrões alimentares que considerava saudáveis.
Com o passar dos anos, para chegar aos resultados, o grupo de estudiosos comparou quem viveu mais com quem não. Os que se alimentaram de forma mais indicada tiveram 43% a 48% a mais de chance de envelhecer bem. "As pessoas que seguiam padrões alimentares saudáveis na meia-idade, especialmente aqueles ricos em frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis, tinham muito mais probabilidade de envelhecer de forma saudável, sugerindo que o que você come na meia-idade pode desempenhar um papel importante na forma como você envelhece", afirmou a pesquisadora da Harvard School of Public Health, Anne-Julie Tessier, ao Deutsche Welle.
Por fim, o trabalho científico mostrou que o envelhecimento saudável não se baseia apenas na falta de doenças, mas também na possibilidade de viver de maneira independente para ter uma boa qualidade de vida até o fim dela.