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Etiquetas: por que algumas são tão grandes?

Descubra os motivos por trás do tamanho de etiquetas em roupas, e por que você não deve eliminá-las A etiqueta da roupa é um manual de instruções. E, por isso, ela é extremamente importante para transmitir informações não só sobre conservação e durabilidade da peça. Mas também sobre a origem de fabricação. Mas por quê […]

11 dez 2024 - 14h48
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Descubra os motivos por trás do tamanho de etiquetas em roupas, e por que você não deve eliminá-las

A etiqueta da roupa é um manual de instruções. E, por isso, ela é extremamente importante para transmitir informações não só sobre conservação e durabilidade da peça. Mas também sobre a origem de fabricação. Mas por quê algumas peças possuem etiquetas tão grandes?

Descubra os verdadeiros motivos por trás do tamanho de etiquetas em roupas, e por que você não deve eliminá
Descubra os verdadeiros motivos por trás do tamanho de etiquetas em roupas, e por que você não deve eliminá
Foto: las / Revista Malu

Para além de informações sobre composição e cuidados com a peça, a etiqueta vai te fornecer todos os dados necessários sobre a origem daquele produto. São seis informações obrigatórias na etiquetagem do Brasil: identificação (nome) da empresa responsável, identificação fiscal (CNPJ) da empresa, origem de fabricação, tamanho e composição da peça, e cuidados para conservação e limpeza em símbolos ou texto.

Karine Liotino, fundadora da Etiqueta Certa - plataforma de conformidade regulatória de etiquetas para produtos têxteis - explica que o processo de fabricação de etiquetas cumpre várias etapas e requisitos. Assim como normas e exigências impostas por instituições. "A regulamentação de etiquetagem no Brasil é feita pelo Inmetro, que indica que é obrigatório utilizar a norma 3758 sobre símbolos e conservação têxtil da ABNT", explica. 

Tamanho da etiqueta

Liotino esclarece que peças com etiquetas grandes e com diversas páginas são aquelas de marcas internacionalizadas e globais. "Cada país tem a sua respectiva regulamentação de etiquetagem. Então para que o produto seja comercializado em diversos países, a etiqueta precisa estar em conformidade com as regulamentações de todas essas nações". Além disso, ela explica que às vezes, durante o processo de produção, as marcas não sabem qual produto vai para qual país. Então eles fazem uma etiqueta global que tenha ali todos os idiomas e regulamentações de cada território para o qual aquela empresa comercializa seus produtos. "Se uma marca comercializa seus produtos para os Estados Unidos, para a França e para o Brasil, ela vai ter etiquetas com as regras em inglês, em francês e em português. Isso deixa o produto apto a ser comercializado em qualquer um desses territórios, e por isso algumas peças vêm com diversas etiquetas".

A relação da etiqueta com o consumo responsável

A etiqueta é o manual de uso da peça. Ao comprá-la, o consumidor passa a ter informações sobre a matéria-prima do produto - o que é importante em relação a possíveis alergias e gostos pessoais -, tamanho, símbolos sobre a conservação, e também como o produto deve ser tratado durante o uso, lavagem e secagem. Quanto mais o consumidor seguir aquelas indicações, maior a durabilidade do produto. Com produtos mais duráveis, as pessoas podem comprar menos, e isso está diretamente atrelado ao conceito do consumo consciente e da sustentabilidade. 

"Na etiqueta também é possível ver a origem de fabricação, algo que protege o país e o consumidor. Tem também as informações relacionadas a empresa que é responsável por aquele produto, seja a marca ou o produtor. Qualquer problema que o consumidor tenha com a peça e haja a necessidade de fazer uma reclamação ou pedido, é possível saber com quem ele deve falar com o CNPJ contido na etiqueta", reitera Karine. 

Impactos negativos ao remover a etiqueta da roupa

Para as marcas, a eliminação da etiqueta das peças produzidas é proibida. A etiqueta é um item obrigatório e fiscalizado, e as informações devem estar em uma etiqueta, estampa ou QR Code. Já para o consumidor, é negativo porque ele acaba por ficar sem as informações relacionadas à preservação e cuidado do produto, e também sem as informações sobre os responsáveis pela produção da peça - o que pode ser prejudicial, caso ele precise entrar em contato com o produtor ou a marca na hora de resolver algum problema, como defeito ou troca. "Pode acontecer também de lavanderias se recusarem a lavar produtos que não contenham a etiqueta original", acrescenta Karine.

Portanto, da próxima vez que você se deparar com uma etiqueta grande, lembre-se da importância dessas informações detalhadas. Elas não só garantem a durabilidade e a preservação do produto, mas também facilitam a solução de problemas e asseguram que você aproveite ao máximo a sua compra.

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Sobre Etiqueta Certa

Fashion Tech lançada em 2017, a Etiqueta Certa é para toda a cadeia da moda, da fiação ao vestuário; para produtores, comerciantes, exportadores e importadores. Funciona por meio de um sistema inteligente, criado pela startup, que automatiza o desenvolvimento das etiquetas, assegurando que elas estejam certas, mesmo que a marca não tenha nenhum conhecimento sobre a legislação. Com mais de 315 mil etiquetas produzidas, e atendendo a milhares de clientes no mundo todo, a Etiqueta Certa é líder em compliance técnico para a indústria têxtil e de vestuário.

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