Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Evento histórico! Cometa Verde pode ser visto novamente após 50 mil anos

A passagem do C/2022 E3 (ZTF), ou simplesmente Cometa Verde, acontecerá durante os 10 primeiros dias de fevereiro

1 fev 2023 - 12h40
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Fevereiro começa com uma grande raridade no céu: o cometa C/2022 E3 (ZTF), também conhecido como Cometa Verde, volta a aparecer. Tal visita deste asteroide aconteceu pela primeira vez há 50 mil anos, visível para os nossos ancestrais no final da Era do Gelo. Agora, nossa geração também poderá assistir esse evento histórico.

Cometa Verde retorna a aparecer depois de 50 mil anos.
Cometa Verde retorna a aparecer depois de 50 mil anos.
Foto: Reprodução/Instagram/David Luiz / Bons Fluidos

O cometa passará a 42 milhões de quilômetros da Terra a partir do primeiro dia de fevereiro, e sua passagem será aparente no hemisfério sul. O cometa, que está sendo estudado pela NASA desde março de 2022, já pode ser observado com ajuda de binóculos desde o final de janeiro.

De onde vem a cor que dá nome ao cometa

Sua aparência esverdeada vem do Cianeto, formado por átomos de carbono e nitrogênio. Segundo o astrônomo Cássio Barbosa, que cedeu uma entrevista ao portal G1, "o cometa é uma grande rocha coberta de 'gelo sujo', porque outros materiais estão embutidos em sua composição". Com apenas 1 km de diâmetro, ele vem de um lugar muito distante do sistema solar.

O Cometa Verde está vindo de uma região conhecida por concentrar cometas de longo período: a Nuvem de Oort. Barbosa classifica o local como uma bolha muito distante. Por ser muito distante, existe pouca atração do Sol, o que demora para fazer com que o cometa saia da região e venha para perto da Terra - como está acontecendo.

Os estudiosos entendem que o cometa já passou pela Terra graças a sua velocidade. O astrônomo explica que existe uma conta em relação à atração que o cometa sofre do Sol, que consegue comprovar a anterior passagem do C/2022 E3 (ZTF) pelo nosso planeta.

Não há como prever que o asteroide irá passar novamente pela Terra. Ele corre o risco de sofrer erupções e até mesmo se despedaçar. Por isso, a oportunidade é realmente é única.

Como e quando ver o Cometa Verde?

A exibição do cometa permanece por 10 dias, até o décimo dia do mês de fevereiro. Como o brilho do cometa não está tão forte, é preciso estar em um lugar escuro para a sua visualização. Vale lembrar que a Lua, que está em fase crescente, pode atrapalhar a vista com o seu forte brilho.

É recomendado um uso de binóculo para enxergar melhor, mas também será possível enxergar o Cometa Verde a olho nu. Como ele está em constante mudança de localização, aplicativos para saber exatamente onde será sua aparição, podem ajudar. Exemplos de programas que podem auxiliar são Stellarium e o Star Walk.

Até agora, sabe-se que no dia 4 ele passará perto de uma estrela nomeada Capela, apontando para o Norte. E no seu último dia de aparição, dia 10 de fevereiro, ele passará pela constelação de Touro, perto de Marte, com sua luz mais alaranjada.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade