Exercícios de respiração: conheça 4 que ajudam na saúde dos pulmões
Especialista explica passo a passo de exercícios de respiração que são ótimos para a saúde e o bem-estar; confira e pratique
Você sabia que fazer exercícios de respiração diários pode ser incrível para seu bem-estar e até ajudar na saúde pulmonar? Pois é! Eles conseguem ajudar com a ansiedade do dia a dia e, em alguns casos, aumentar o condicionamento físico do diafragma.
Isso sem contar que, nas épocas de frio, as gripes e outras doenças respiratórias ficam mais comuns. Então, esses exercícios se tornam ainda mais importantes.
Quer conhecer alguns desses exercícios bem simples? Veja a seguir 4 recomendados pelo fisioterapeuta Cadu Ramos:
Respiração com movimentação dos braços
"Inspire o ar abrindo e elevando os braços para o lado e expire fechando-os em direção à lateral das pernas. Depois, inspire o ar levantando os braços para frente e expire descendo em direção à frente das pernas", explica Cadu.
O recomendado é fazer três séries de três repetições. Os idosos podem fazer sentados e os mais jovens em pé.
Respiração com inclinação do tronco
"Sentado, em posição ereta de 90 graus, coloque as suas mãos cruzadas no peito, inspire e expire descendo o corpo em direção às coxas. Abaixe-se e levante-se em movimento leves e sempre com as costas retas", indica o fisioterapeuta.
Faça três séries de cinco repetições diárias.
Para repetir durante o dia
"Primeiramente, puxe o ar bem forte até encher o pulmão completamente e solte, até esvaziar por completo. Posteriormente, faça o mesmo, mas em dois tempos: puxe o ar bem forte em dois tempos e solte em dois tempos. Depois, puxe o ar profundamente e segure a respiração por oito segundos, depois solte", recomenda Cadu.
Isso pode ser feito por adultos, crianças e idosos. Realizar três vezes ao dia — pela manhã, tarde e noite - é o ideal.
Brincadeiras funcionais para as crianças
Por fim, o especialista recomenda alguns exercícios que funcionam também como brincadeiras e podem ser bons para as crianças. São eles:
- Encher bexigas
- Brincar de assoprar velinhas
- Voltar às brincadeiras antigas, como pega-pega, pique-esconde ou jogar bola
Fonte: Saúde em Dia