Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Extensão de cílios deixa jovem com olho machucado; quais os riscos da técnica?

Médico recomenda avaliação oftalmológica antes de fazer o procedimento; profissional e material usado também devem ser avaliados

30 jun 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Registro do olho de Marcelle Santos
Registro do olho de Marcelle Santos
Foto: Reprodução/ TikTok @marcellesantos

O plano era fazer uma extensão de cílios que durasse mais de 25 dias, mas o que a jovem Marcelle Santos ganhou foi uma espécie de conjuntivite em reação ao procedimento. O relato foi feito pela própria no TikTok, com mais de 420 mil visualizações no primeiro vídeo.

Marcelle conta que procurou uma profissional para aplicar a ténica "volume russo" e durante o atendimento já sentiu incômodo. Depois, diante da irritação no olho, ela entrou em contato com a extensionista que a aconselhou a usar colírio e soro. Não adiantou.

Watch on TikTok

Preocupada, a jovem procurou uma emergência no dia seguinte e foi receitada a usar um colírio e um antibiótico em forma de pomada. "A médica falou que a minha conjuntiva estava muito machucada", ressaltou, acrescentando que faz extensão de cílios há muito tempo e nunca passou por algo do tipo.

Quais os riscos associados à extensão de cílios?

O oftalmologista Tiago César Pereira Ferreira afirma que procedimentos estéticos na região dos cílios, como as extensões, tinturas, lifting, microblading e outros procedimentos, costumam usar produtos químicos que apresentam riscos à saúde e integridade dos fios e do próprio olho.

"Ou seja, pode ser que eles produzam reações alérgicas e sintomas como irritação, ardência, coceira nos olhos, vermelhidão, além de favorecerem o surgimento de infecções e até mesmo lesões na córnea que, em grau mais grave, podem levar à perda da visão", destaca o médico, especialista em catarata, lentes de contato, ceratocone e cirurgia refrativa, em entrevista ao Terra.

Por isso, oftalmologistas recomendam atenção à escolha dos materiais utilizados e do profissional capacitado para o serviço. "São utilizados produtos químicos que têm o potencial de gerar risco à saúde quando mal aplicados. Como exemplo, podemos citar a cola com a qual é feito procedimento de extensão de cílios. Em geral, sua composição inclui um composto químico chamado cianoacrilato", exemplifica Ferreira, citando a famosa Super Bonder.

Para a médica que atendeu Marcelle, foi justamente a cola que causou o problema ao entrar em contato com a conjuntiva da jovem. Mas não há razão para condenar o procedimento de modo geral.

O oftalmologista ouvido pela reportagem destaca que as pessoas interessadas na extensão devem se certificar de que a profissional contratada está apta para o serviço e usa materiais seguros. Outra dica é fazer uma avaliação oftalmológica antes de submeter ao procedimento, a fim de verificar se há condições de saúde ocular que podem aumentar os riscos de complicações.

Recuperação de Marcelle

De acordo com os relatos feitos pela própria Marcelle, o tratamento indicado pela médica tem surtido efeito. Ela mostrou que a vermelhidão no olho diminuiu e, dias depois, procurou um espaço para retirar a extensão em Madri, na Espanha.

Watch on TikTok

Quanto custa a extensão de cílios?

Os valores variam de acordo com a região e profissional, a média é de de R$ 150 a R$ 240.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade