Falar consigo mesmo em frente ao espelho é bom sinal: os benefícios dessa prática que pouca gente sabe
Repetir afirmações positivas sobre si mesmo pode melhorar a autoestima e a saúde emocional como um todo
Você tem o costume de falar algo para si mesmo em frente a um espelho? Isso é um ótimo sinal. Ao MinhaVida, a psicóloga Denise Milk explica que usar o espelho para conversar consigo mesmo é uma prática que tende a ser bem favorável à saúde mental e emocional.
"Esse hábito pode funcionar como uma forma de autoconhecimento e reflexão, ajudando o indivíduo a se conectar melhor com suas próprias emoções e pensamentos. Quando nos vemos no espelho, estamos confrontando diretamente a nossa própria imagem, o que pode nos ajudar a ganhar clareza sobre nossas metas, emoções e desafios", conta.
Abaixo, confira os principais benefícios desta prática segundo a especialista.
Leia também: Vergonha de usar biquíni? Veja 4 dicas para superá-la
Os benefícios de falar sozinho em frente ao espelho
1 - Aumento da autoconfiança
"Ao afirmar seus valores e competências olhando nos próprios olhos, você reforça sua autoconfiança, algo essencial para líderes que precisam tomar decisões difíceis e inspirar suas equipes".
2 - Fortalecimento da autoimagem
"Esse momento de autorreflexão pode ajudar a melhorar a autoimagem, permitindo que você reconheça suas qualidades e áreas de desenvolvimento de maneira mais equilibrada".
3 - Redução do estresse
"Expressar sentimentos em voz alta pode atuar como uma válvula de escape para o estresse acumulado, ajudando a liberar tensões e a encarar os desafios diários com mais serenidade"
4 - Clareza mental
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
A falta de dinheiro pode te adoecer e esse psicólogo explica o porquê