Festa Junina: como aproveitar as festividades de forma saudável?
A nutri Mari Fazzi orienta as melhores substituições e estratégias para não exagerar durante as comemorações juninas
A Festa Junina é um dos festejos mais populares comemorados pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. Um dos principais atrativos da festividade são as guloseimas típicas e deliciosas como: canjica, pamonha, pipoca, curau, bolo de milho, bolo de fubá, milho cozido, paçoca, pé de moleque, amendoim, caldos e muito mais.
Por mais deliciosas que sejam as comidas juninas, elas são calóricas. Para quem não quer engordar, vale ter atenção na hora de consumi-las. A nutricionista especializada em emagrecimento, Marianne Fazzi, diz que é possível não abrir mão das comidas típicas e dá dicas de escolhas por alimentos menos calóricos.
"A canjica por exemplo, possui aproximadamente 359 kcal, já o bolo de milho tem 186 kcal e a paçoca tem 110 kcal. Desses três itens, a melhor opção é a paçoca. O milho verde cozido é uma excelente escolha, pois é rico em fontes de fibras e vitaminas e tem baixa caloria", pontua Fazzi.
A especialista em emagrecimento destaca também a pipoca, desde que não seja feita na manteiga.
"Se o desejo por uma canjica for muito grande, vale preparar em casa com leite desnatado e sem amendoim. Fazer essas trocas inteligentes não alteram o sabor e deixam o alimento mais saudável, além de reduzir o teor calórico. Agora, se você está em uma festa junina de rua ou como convidada, vale optar pelo cuscuz, na hora de comer algo doce. É uma ótima fonte de proteínas, componente essencial para manter o corpo forte, o cuscuz ainda fornece potássio", ressalta a nutricionista.
A nutricionista Marianne Fazzi dá mais dicas para quem vai frequentar Festa Junina, que acontecem nos meses de junho e julho:
1 - Faça uma refeição saudável em casa antes de sair: "Antes das festas juninas, o indicado é que você não saia de casa com fome. Se isso acontecer vai ser mais difícil se controlar diante de tantas comidas calóricas. Faça uma refeição ou um lanche saudável, em casa, antes de ir para a festa junina", recomenda Marianne Fazzi.
2 - Consuma com moderação: "Se permita comer de tudo, mas não tudo! Ou seja, você pode desfrutar das delícias juninas, mas com moderação. Fuja das frituras, como pastéis e bolinhos fritos, opte sempre pelos assados. Saboreie pequenas porções dos seus pratos favoritos, em vez de exagerar, priorize aqueles que você realmente não come há muito tempo. Dessa forma, você pode satisfazer seus desejos sem comprometer completamente os seus resultados", explica a nutricionista especializada em emagrecimento.
3 - Opte por bebidas alcoólicas destiladas: "As festas juninas geralmente envolvem o consumo de bebidas alcoólicas. Lembre-se de que o álcool é rico em calorias e pode atrapalhar seus objetivos. Agora, se você é daquele tipo que não vai conseguir tomar água ou suco de fruta nas festas juninas, pois não quer abrir mão da bebida alcoólica, opte pelos destilados. Vinho tinto, vodca, tequila, gin e até cerveja light são as melhores opções de bebidas alcoólicas de baixa caloria. Se você quiser perder peso, evite coquetéis açucarados e cervejas artesanais regulares", pontua a especialista.
4 - Mantenha-se ativo: "Aproveite as festividades juninas para se movimentar. Participe de danças tradicionais, brinque nas quadrilhas e aproveite outras atividades físicas disponíveis. Se for uma festa junina com crianças, participe da corrida do saco, se aventure em subir no pau de sebo, uma das brincadeiras mais tradicionais das festas juninas. Qualquer brincadeira é válida, principalmente, se seu objetivo for perder calorias", finaliza Mari Fazzi.