Festas e discussões no prédio? Dá para prevenir essa situação!
Dicas para quem mora em condomínios não ter problemas durante as comemorações de final de ano! Já se sabe que as festas de Natal e Réveillon agitam os dias de dezembro e, com isso, a movimentação nos condomínios também aumenta. Acostumado a lidar com administração de imóveis, o CEO da OMA, Bernardo Abdalla, sugere alguns […]
Dicas para quem mora em condomínios não ter problemas durante as comemorações de final de ano!
Já se sabe que as festas de Natal e Réveillon agitam os dias de dezembro e, com isso, a movimentação nos condomínios também aumenta. Acostumado a lidar com administração de imóveis, o CEO da OMA, Bernardo Abdalla, sugere alguns cuidados para que esse período comemorativo não traga problemas para os moradores.
Segurança
O condomínio, em geral, tem que dobrar o cuidado, pois tem muitos se aproveitam, sabendo que as pessoas viajam e podem se passar por familiares e amigos de moradores, para entrarem no prédio. Sempre é bom deixar os porteiros informados , caso tenham visitas, encomendas, deliverys e chegada de um número maior de amigos. Também é importante colocar os nomes dos convidados na portaria, alertando assim os porteiros sobre qualquer alteração na rotina do apartamento.
A hora da festa
O horário da lei do silêncio não é alterado durante as festas de final de ano, porém, geralmente há maior tolerância, respeitando sempre os vizinhos e o condomínio. Acima de tudo, cabe a todos ter bom senso.
Empatia na portaria
Lembre-se de que há muitos funcionários dos prédios trabalhando enquanto você comemora com sua família. "Muitos fazem a tradicional caixinha, mas não é errado oferecer um agrado extra durante as festas, um prato de doces, um panettone, uma ceia ou até mesmo um presente", destaca Bernardo.
Encomendas
Os problemas mais comuns nessa época do ano são relacionados ao excesso de trabalho na portaria. Com muitas encomendas chegando, o cuidado deve ser redobrado. "Algumas regras devem ser lembradas, o condomínio não é obrigado a ficar com as chaves de um apartamento para receber algo ou alguém, caso o morador não esteja. Não peça a entrega de alimentos perecíveis caso não tenha ninguém para receber", reforça o CEO.
Além disso, é importante rasgar as etiquetas com seus dados dos pacotes, antes de jogar no lixo e cuidado extra com os golpes. "Qualquer pessoa só está pode entrar no prédio com autorização expressa do morador ou síndico, independentemente da entrega ou do serviço que ele vá fazer."
Crianças e pets
Com a maior movimentação nessa época, o cuidado deve ser dobrado também com crianças e pets. Principalmente, se a festa for em uma área comum do condomínio. "Não é permitido soltar fogos de artifício de dentro dos apartamentos e nas áreas comuns, lembrando que o barulho incomodam os pets, assustam crianças e idosos e levam principalmente os que têm o espectro autista a entrar em crises. Evite deixá-los sozinhos, escolha um lugar mais tranquilo, caso o ambiente ou a vizinhança esteja muito barulhento."