Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filho de Viih Tube passará por uma frenectomia: entenda o procedimento

Procedimento indicado para correção da língua presa, a frenectomia ajuda a melhorar a sucção, mastigação e desenvolvimento da fala do bebê

30 jan 2025 - 11h03
Compartilhar
Exibir comentários

Recentemente, os influenciadores Viih Tube e Eliezer anunciaram que o filho mais novo, Ravi, de apenas dois meses, será submetido a uma frenectomia. A cirurgia visa corrigir a anquiloglossia, conhecida popularmente como "língua presa". Segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo, de 4% a 11% dos recém-nascidos têm a condição.

Ravi, filho mais novo de Viih Tube e Eliezer, fará uma frenectomia
Ravi, filho mais novo de Viih Tube e Eliezer, fará uma frenectomia
Foto: Reprodução / Instagram / @viihtube / Alto Astral

De acordo com a fisioterapeuta e especialista em desenvolvimento infantil, Lígia Conte, a anquiloglossia ocorre quando o tecido embrionário remanescente restringe o movimento normal da língua, podendo causar impactos importantes no desenvolvimento do bebê, dentre outras alterações já conhecidas.

"Muitas famílias recebem o diagnóstico de 'língua presa' sem a devida orientação sobre os cuidados necessários. Essa condição pode levar à dificuldades na amamentação, sono, digestão, problemas ortodônticos, alterações motoras e até desvios posturais", elenca a especialista. 

Dificuldades na amamentação, irritação frequente do bebê, problemas posturais, excesso de gases e dificuldades de digestão podem indicar a presença da "língua presa" e a necessidade de uma frenectomia. "A soma de um olhar atento dos pais com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar pode garantir uma infância tranquila e evitar consequências na vida adulta", avalia Lígia Conte. 

Como a frenectomia funciona?

Feita sob anestesia local, a frenectomia pode melhorar a sucção, mastigação e desenvolvimento da fala do bebê. Conforme explica a médica, o tecido remanescente é removido, devolvendo a mobilidade da língua e contribuindo para o alinhamento funcional de outras estruturas corporais. Após o procedimento, é necessária a reabilitação envolvendo fonoaudiólogo e fisioterapia especializada. 

A realização do teste da linguinha ajuda a diagnosticar problemas que possam limitar os movimentos da língua. Segundo a especialista, "com um diagnóstico precoce e a intervenção adequada, os impactos na vida da criança e na vida adulta podem ser minimizados". Além disso, pode melhorar incômodos também para a mãe, como a dor ao amamentar e o desmame.

Alto Astral
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade