Fim da escala 6x1: psicóloga detalha mudanças de saúde que você poderia sentir se projeto fosse aprovado
Estresse e ansiedade são alguns dos malefícios comuns gerados pela escala de trabalho 6x1
Nos últimos dias, uma Proposta de Emenda à Constituição feita pela deputada federal Erika Hilton ganhou repercussão nacional. A PEC em questão prevê o fim da escala 6x1, que permite que funcionários trabalhem durante seis dias consecutivos e tenham apenas um de descanso.
Essa discussão, na verdade, iniciou em 2023, quando o influenciador digital e atual vereador Rick Azevedo publicou um vídeo nas redes sociais, manifestando sua insatisfação com o seu trabalho da época, devido à escala 6x1 que, em suas palavras, é uma "escravidão moderna".
"Eu não tenho filho, não tenho marido, sou sozinho e não consigo fazer as coisas, imagina quem tem tudo isso e casa para cuidar. A pessoa se doa para a empresa seis dias na semana e só tem um dia para folgar, isso para ganhar um salário mínimo. Gente, não dá. E se a gente não se revoltar, as coisas não vão mudar", desabafou.
A partir disso, Rick iniciou o movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que propõe mudanças na legislação trabalhista, como o fim da escala de trabalho 6x1, visando a melhoria da saúde física e mental dos trabalhadores brasileiros.
Leia também: Vai para uma entrevista de emprego? Essas 4 dicas podem te ajudar a lidar com a ansiedade
Por que a escala 6x1 pode fazer mal à saúde mental?
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
Os melhores lugares da casa para colocar a Zamioculca, uma das plantas mais fáceis de cuidar