Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Finanças: como organizar as contas de casa e não se endividar

A estratégia "30:30:30:10" consiste em separar o orçamento em diferentes categorias, cuidando dos gastos básicos Em meio a tantas despesas e cobranças, é essencial manter uma boa organização financeira. Para aproveitar a vida com a família sem comprometer o pagamento das contas, a regra "30:30:30:10" surge como uma solução eficaz para equilibrar as finanças. Dividindo […]

26 fev 2025 - 15h37
Compartilhar
Exibir comentários

A estratégia "30:30:30:10" consiste em separar o orçamento em diferentes categorias, cuidando dos gastos básicos

Em meio a tantas despesas e cobranças, é essencial manter uma boa organização financeira. Para aproveitar a vida com a família sem comprometer o pagamento das contas, a regra "30:30:30:10" surge como uma solução eficaz para equilibrar as finanças. Dividindo o salário de forma objetiva, o risco de prejuízos diminui consideravelmente.

Em meio a tantas despesas e cobranças, é essencial manter as finanças organizadas, e a estratégia "30:30:30:10” é uma boa opção
Em meio a tantas despesas e cobranças, é essencial manter as finanças organizadas, e a estratégia "30:30:30:10” é uma boa opção
Foto: Revista Malu

Como a estratégia ajuda as finanças?

O especialista em empreendedorismo e finanças Urandir Fernandes de Oliveira aprendeu, ao longo dos anos, que essa estratégia pode transformar a vida financeira de qualquer pessoa. "Essa é uma técnica eficiente para organizar os gastos do mês. Dividindo exatamente a porcentagem de gasto de cada área, fica claro saber para onde seu dinheiro está indo", compartilha o empresário.

A estratégia consiste em dividir o orçamento em diferentes categorias, cuidando de todas as áreas essenciais. Além de proporcionar controle financeiro, essa regra ajuda a prevenir imprevistos e garante qualidade de vida.

Como funciona a divisão do orçamento?

  • 30%: Gastos fixos ou essenciais: contas de água, luz, internet, alimentação, transporte, farmácia, educação e plano de saúde.
  • 30%: Gastos variáveis: compras, presentes, festas, restaurantes e viagens.
  • 30%: Prioridades financeiras: pagamento de dívidas, quitação de metas, objetivos de longo prazo, reinvestimentos ou poupança.
  • 10%: Gastos emergenciais fora do orçamento, evidentemente com efeito cumulativo, pois é juntado todo mês.

Com essa divisão, o orçamento vai para as áreas mais importantes, garantindo equilíbrio entre necessidades, metas e lazer. Além disso, a porcentagem de prioridades financeiras pode variar conforme os objetivos de cada família.

Urandir ressalta que a regra também é uma excelente ferramenta para garantir a aposentadoria. "Criar o hábito de guardar e investir parte do orçamento ajuda a construir um patrimônio mais sólido para o futuro. Claro que tudo depende das metas individuais, e, por isso, a regra pode ser adaptada. É possível realocar uma parte de outra categoria para investir em uma aposentadoria mais tranquila. Isso é ótimo", conclui.

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade