Francisca Maria: quem é a idosa de 78 anos que se formou em Direito?
A aposentada inspirou familiares ao atravessar caminho de 100 quilômetros para estudar e ainda escreveu o TCC à mão
Narrativas de pessoas mais velhas que decidem mudar o rumo da vida são bem inspiradoras. Por isso, hoje, te apresentamos a história de Franscisca Maria, uma idosa aposentada que se formou em Direito aos 78 anos de idade.
Mudança de planos
Alguns anos antes, Francisca começou a colocar esse sonho no papel, porém, não teve condições. "Em 1975, eu fiz o vestibular, mas, em 1979, tive que sair do curso temendo não poder pagar ao Governo Federal o crédito de manutenção do aluno e a anuidade para pagar o curso", contou em entrevista à TV Paraíba.
Agora, ela está se formando, porém, no início, a família não apoiou sua vontade por causa dos possíveis perigos. A aposentada, para voltar à sala de aula, teria que percorrer mais de 100 quilômetros até a faculdade, que fica na cidade de Cajazeiras, em Paraíba. "Eu saía daqui antes das 5h. Lá, a gente ficava na igreja, esperando a faculdade abrir. Eu sempre em oração", relatou.
Estudos e TCC
Ela enfrentou todos os seus medos e também seguiu sua vida na zona rural de Uiraúna. O quintal de casa virou o lugar que usava para reforçar os conhecimentos que havia adquirido na faculdade. E, quando chegou na hora de realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), decidiu fazer tudo à mão e escolheu como tema, a permanência da pessoa idosa no ensino superior. "Toda semana, ela trazia várias páginas de folhas escritas à mão, eu corrigia e ela pedia para alguém digitar e mandar para mim por e-mail", detalhou o orientador Paulo Júnior ao veículo.
Orgulho da família
Depois que a família viu que ela daria conta do recado, passaram a apoiá-la. Ademais, ela tornou-se uma inspiração para a filha, Kilza Maria. "Eu já disse a minha filha: 'o jeito é a gente fazer o curso igual mainha tá fazendo'", relembrou ao falar para a TV.
Ver essa foto no Instagram