Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Frutas diuréticas: 7 opções para desinchar o organismo

São opções aliadas da prática constante de atividades físicas

3 fev 2023 - 17h01
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Conseguiu dar uma "virada" quanto a sua alimentação? Ótimo! Esse novo hábito vai ser um dos responsáveis pela sua melhora tanto no verão quanto na sequência de 2023. Para "turbinar" as suas conquistas, veja na sequência sete frutas diuréticas para hidratação e desinchar.

Primeiramente, conheça a fonte

Quem vai passar os benefícios dessas sete frutas é a coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi. Essa profissional formou-se em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeu e conclui duas pós-graduações em Nutrição Humana Aplicada à Prática Clínica e Gestão em Nutrição Hospitalar pelo IMEN (Instituto de Medicina Nuclear) e USP (Universidade de São Paulo), respectivamente.

Frutas diuréticas para te hidratar e desinchar

Abacaxi

"Rico em nutrientes que auxiliam no combate à retenção de líquidos, além de possuir muitas fibras que melhoram o funcionamento intestinal, diminuindo o inchaço abdominal. Possui também uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão", disse Cintya.

Coco

"Sua água possui alta quantidade de potássio e magnésio, o que auxilia na eliminação de líquidos", acrescenta a nutricionista.

Limão

Está de olho na manutenção do seu sistema de defesa? O Limão pode atender o seu anseio. "É outra opção de fruta rica em potássio, além de fibras e manganês. Conhecido por reforçar o sistema imunológico graças à quantidade de vitamina C", afirma Bassi.

Maçã

A sua naturalidade permite uma "riqueza" para o seu usuário. "Diurética natural, graças à boa quantidade de potássio e vitamina B6, além de possuir pectina, que melhora o funcionamento intestinal", garante.

Melancia

"Essa é uma fruta aliada da hidratação com alto teor de água. Além do poder diurético, possui licopeno, substância que auxilia na prevenção contra o câncer, especialmente de próstata e mama, e de doenças do coração", comenta.

Melão

"Possui ainda propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. Pelo alto teor de potássio, possui também ação cardioprotetora, ajudando a equilibrar os níveis de pressão arterial, e fibras, que auxiliam na regulação do intestino, melhorando também o desconforto causado pela constipação", argumenta.

Pêra

Outra fruta acessível em supermercados, varejões e feiras livres para sua boa saúde. "Além de auxiliar na eliminação de líquidos, possui pectina, fibra também relacionada ao melhor funcionamento intestinal e que está envolvida no controle glicêmico e do colesterol", explica Cyntia.

Dado

Essa recomendação da Cyntia Bassi "casa" com o cenário preocupante do Brasil. O levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tornou-se público no segundo semestre de 2020 e constatou que apenas 13% dos brasileiros se alimentam adequadamente com frutas e hortaliças.

Outra orientação da nutricionista

"Alimentos como frutas, verduras, legumes, ervas e temperos são considerados diuréticos, pois ajudam o bom funcionamento dos rins, facilitando a filtragem que esse órgão faz. Ou seja, limpam as toxinas do organismo através da urina", termina Cyntia.

Frutas - Shutterstock
Frutas - Shutterstock
Foto: Sport Life
Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade