Fuja deles! 5 hábitos prejudiciais para a atividade física
Saiba quais hábitos prejudicam a prática regular de atividade física e cuidados para ter uma rotina mais saudável
A atividade física oferece muitos benefícios de longo prazo para o bem-estar físico e emocional. Além de ajudar a manter a massa e a força muscular, a prática regular de atividade física também pode auxiliar no controle da ansiedade e depressão e até ajudar a dormir melhor.
Além disso, a atividade física é essencial para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, síndrome metabólica. No entanto, é necessário adotar alguns cuidados para praticar exercícios corretamente e evitar prejuízos para a saúde.
Pensando nisso, o médico do esporte Sebastião J. Rodrigues Júnior, membro da comissão médica da seleção feminina de futebol sub17 e proprietário do Instituto Esporte com Saúde, separou cinco hábitos prejudiciais em atividades físicas. Confira:
Hábitos que prejudicam a atividade física
1. Sono inadequado
Se você acorda às 5 da manhã todos os dias, certifique-se de que está dormindo oito horas todas as noites. A redução do sono regularmente contribui para sentimentos de cansaço, irritabilidade, estresse e até depressão. Além disso, pode aumentar o apetite e levar a um aumento crescente de peso.
"Para um descanso e recuperação adequados, nossos corpos precisam de oito horas de sono todas as noites, quando recebemos menos do que isso, nosso corpo entra em modo de luta ou fuga. Nossos níveis de cortisol aumentam, o que leva a um desequilíbrio dos hormônios do estresse, dessa forma, nascem os problemas adicionais, como o metabolismo lento", explica Sebastião.
2. Levantar muito peso
Cuidado com o momento em que você explora um novo treino de força e decide que vai aumentar o peso. Talvez, depois de começar o treinamento, você perceba que ultrapassou os limites e pode fazer com que os músculos fiquem muito doloridos.
Segundo o especialista, se esforçar demais e não dar ao corpo tempo suficiente para se recuperar pode causar fadiga, perda de músculos e lesões. Faça de maneira gradativa para evitar esses problemas.
3. Comer alimentos processados
Seus treinos não serão tão benéficos se você está comendo alimentos processados. Portanto, prefira ingerir alimentos integrais, como vegetais, proteínas, frutas e grãos para ver melhorias no tônus, crescimento e força muscular. Além de prevenir o ganho de peso excessivo, uma alimentação saudável pode ajudar a evitar a sensação de lentidão e até alterações de humor.
4. Alimentação desequilibrada
Quando seu corpo está com pouco combustível, ele conserva energia, diminuindo um pouco o seu metabolismo. Por isso, esteja atento (a) também ao momento de suas escolhas alimentares. Comer uma grande refeição muito perto do treino pode causar cólicas e náuseas. Consumir o mínimo de produtos refinados e uma boa mistura de carboidratos, proteínas e gorduras é fundamental.
5. Falta de hidratação
De acordo com Sebastião, não adianta ingerir líquido somente na hora de treinar, o correto é tomar ao menos 2 litros de água todos os dias. Isso deve ocorrer durante o dia, desde o momento que se acorda até a hora de dormir, intensificando na hora do exercício, pois durante o treino, o corpo consome água enquanto elimina toxinas pelo suor. Não se hidratar pode ser muito nocivo para o organismo.
"Lembre-se que esses maus hábitos desperdiçam seu tempo, energia e levam a um treinamento deficiente e a uma recuperação mínima", conclui o especialista.