Glicerina: o que é, benefícios e como usar?
Entenda o que é a glicerina, os benefícios, contraindicações e como usar
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre glicerina, certo? Essa substância é usada há anos para produção de cosméticos e produtos alimentícios, possuindo diversos benefícios. Hoje iremos conhecer um pouco mais sobre este composto natural. entender quando seu uso é indicado, suas contraindicações e algumas receitinhas caseiras; confira abaixo.
O que é a glicerina?
O termo glicerina refere-se ao produto na forma comercial, com pureza acima de 95%. A glicerina ou glicerol nada mais é do que um composto orgânico líquido, incolor, viscoso e com sabor adocicado.
O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal. Além disso, atualmente, a substância também pode ser de origem sintética (proveniente do petróleo).
De acordo com a dermatologista Kaliandra Caineli, a glicerina vegetal corresponde ao carboidrato obtido a partir dos óleos vegetais, como o óleo de coco e o óleo de palma. Já glicerina animal é produzida por meio da gordura animal, por exemplo, a banha de porco.
Saiba mais: Conheça os diferentes usos e benefícios da glicerina
Para que serve?
A glicerina possui propriedades emolientes, lubrificantes, umectantes, hidratantes e higroscópicas que contribuem para absorção da água na pele e nos cabelos, promovendo hidratação e maciez.
...
Veja também
Queda de cabelo: o que causa e como tratar
Glicerina no cabelo: para que serve, benefícios e como usar
Glicerina: por que ela é importante para a pele de bebês e crianças?
Glicerina: conheça os diferentes usos e benefícios
7 cosméticos que grávidas NÃO podem usar no skincare (retinol é um deles!)