Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Glutamina, creatina e BCAA: o que são e como tomar

Suplementos alimentares podem auxiliar a conquista dos seus objetivos, mas, nem sempre, são necessários

12 ago 2022 - 13h03
Compartilhar
Exibir comentários
Glutamina, creatina e BCAA são suplementos comuns
Glutamina, creatina e BCAA são suplementos comuns
Foto: Shutterstock / Sport Life

Se você faz academia ou pratica qualquer outro tipo de atividade física regularmente, provavelmente, já ouviu falar de alguns suplementos alimentares. Além do whey protein que, talvez, seja o mais famoso de todos, alguns outros produtos como glutamina, creatina e BCAA também costumam chamar a atenção e gerar dúvidas.

Afinal, para o que eles servem? Será que preciso tomar tudo isso para ter resultados? Como escolher um bom suplemento? Essas e outras dúvidas sobre glutamina, creatina e BCAA, que são alguns dos produtos mais comuns do mercado fitness, são comuns.

Por isso, com a ajuda de especialistas da área de nutrição e treinamento esportivo, montamos uma espécie de guia, pra você entender, de uma vez por todas, o que é glutamina, creatina e BCAA. Confira:

Suplementos alimentares, na maioria das vezes, não são necessários

E a primeira coisa que você precisa saber antes de comprar um pote de glutamina, creatina, BCAA ou qualquer outro tipo de suplemento, é que, provavelmente, isso não é algo 100% necessário para atingir os seus objetivos.

"Se eu consigo fazer uma dieta boa. Comer tudo, me alimentar perfeitamente com os alimentos, eu não preciso suplementar", explica o assessor esportivo, educador físico e pedagogo, Leandro Twin.

Mas, eles podem facilitar (e muito) a sua vida

"Uma laranja tem cerca de 50 mg de vitamina C e eu preciso de 500 mg. Para não ter que chupar dez laranjas, eu tomo um comprimido de 500 mg", exemplifica Twin. Suplementos, como glutamina, creatina, BCAA e outros são feitos, justamente, para isso. "Usar um nutriente específico de uma forma mais confortável, ou então, sem agregados que podem ser desinteressantes", completa.

Confira, abaixo, o que é, para o que serve e como tomar glutamina, creatina e BCAA - alguns dos suplementos alimentares mais comuns e que geram mais dúvidas.

Glutamina

Segundo o nutricionista e educador físico, Marcelo Carvalho, a glutamina é uma suplementação que colabora com o equilíbrio das funções orgânicas do indivíduo. Ela ajuda a fortalecer as células do intestino, além de prevenir diarreias e infecções, deixando o sistema imunológico protegido. Portanto, ideal para deixar o corpo protegido de infeções e doenças que podem te afastar do treino. A dosagem ideal costuma ser individual e necessita de uma avaliação profissional.

Creatina

"A creatina é muito conhecida, muito popular. Ela ajuda na ressíntese do ADP para ATP - adenosina difosfato para adenosina trifosfato". Isso significa que o suplemento ajuda a manter os músculos do corpo ativos por mais tempo. Aumentando, por exemplo, a força durante o treino de musculação. Uma boa alternativa para quem quer dar um gás a mais durante a atividade física. Assim como a glutamina, a dosagem ideal pode variar de acordo com o indivíduo.

BCAA

BCAA é, na verdade, uma sigla que, em português significa: "Aminoácidos de Cadeia Ramificadas". Ou seja, é um misto de substâncias que conseguem reduzir a fadiga muscular, além de acelerar a recuperação dos músculos após os exercícios.

"Se engana quem acredita que o BCAA é usado apenas por atletas, ele também é recomendado para pacientes com recuperação muscular mais lenta, como nos casos de cirrose e insuficiência renal. Ele pode ser um aliado em muitas ocasiões, porém, para se obter resultados positivos é importante um acompanhamento de um especialista", conta o farmacêutico Helder Teixeira, mestre em ciências farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade