Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Golpes financeiros já atingiram 4 em cada 10 brasileiros; proteja-se

Muitos brasileiros ainda caem em golpes financeiros por não saberem como identificá-los ou como se prevenir; veja dicas para evitar

10 jul 2024 - 12h25
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo dados da Serasa Experian, quase metade dos brasileiros (42%) já foram vítimas de golpes financeiros. Muitos, inclusive, chegaram a perder quantias altas, maiores do que um salário-mínimo atual, por conta dessas fraudes. Para evitar também entrar nessa estatística, é preciso saber como se proteger.

Saiba como fugir de golpes financeiros
Saiba como fugir de golpes financeiros
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Antes disso, é importante dizer que, caso você já tenha caído no golpe, deve tomar uma série de atitudes para impedir problemas maiores e até receber o seu dinheiro de volta. Primeiramente, você precisa entrar em contato com a instituição financeira emissora do seu cartão, explicar a fraude e pedir pelo bloqueio do cartão.

"Além disso, o consumidor tem o direito de contestar as transações fraudulentas junto à operadora do cartão, que deve proceder com a investigação e, se constatada a fraude, realizar o estorno dos valores indevidamente cobrados", ressalta Thacísio A. Rio, que é advogado especialista em direito do consumidor.

Porém, o melhor mesmo é nem cair nos golpes financeiros e evitar toda essa dor de cabeça, não é mesmo? Veja a seguir dicas nesse sentido:

Proteja cartões com aproximação

Muita gente gosta da praticidade que um cartão com aproximação traz nas compras do dia a dia. Afinal, com ele, o pagamento é muito mais rápido e não há a necessidade de abrir um aplicativo ou mesmo digitar a sua senha do banco. Entretanto, há quem se aproveite dessa modalidade para dar golpes e, por isso, é preciso proteger bem o seu cartão.

"O uso de 'protetores Rfid' (Radio-Frequency Identification - Identificação por Radiofrequência) pode evitar maiores problemas em cartões que estão liberados para pagamento por aproximação. Este tipo de protetor de cartão é feito com um tecido tecnológico que impede a passagem de ondas eletromagnéticas, evitando que, na correria do dia a dia, seu cartão seja debitado sem você perceber em uma aglomeração, por exemplo", orienta Jaqueline Coelho, coordenadora de Compliance, da Card.

De acordo com a especialista, se você ainda se sentir inseguro com essa opção, o melhor é desabilitar a função de pagamento por aproximação do cartão.

Desconfie de ligações

Se receber uma ligação dizendo que é do banco, desconfie! Essa é uma das técnicas mais usadas por golpistas.

"Não passe nenhum dado pessoal ou bancário, ligue diretamente para o seu banco ou gerente e se informe sobre a veracidade do assunto abordado. Desconfie principalmente que uma ligação é suspeita se o atendente pedir para continuar a conversa pelo WhatsApp e solicitar quaisquer movimentações bancárias", alerta Jaqueline.

Fique atento ao SMS

A especialista ressalta também a importância de estar atento aos SMS do tipo phishing. "Esta prática é comum. Os fraudadores enviam um SMS se identificando como Banco, informando sobre alguma compra realizada e pedindo confirmação por um link. Uma vez acessado esse link, um malware é instalado no celular, permitindo acesso a informações mantidas no aparelho", destaca.

Visite sua fatura bancária com frequência

Olhe sempre a fatura do seu cartão e extrato bancário, para notar se surgir algo suspeito. "Caso suspeite de uma compra, você tem até 90 dias para acionar a Bandeira e contestá-la. Caso identifique uma compra que não foi realizada por você, bloqueie o cartão imediatamente", recomenda a especialista.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade