Grávida pode tomar chá mate?
A erva mate possui cafeína entre seus componentes, que pode ser prejudicial para o período gestacional. Saiba se grávida pode tomar chá mate.
A erva mate tem propriedades antioxidantes, cálcio, potássio, magnésio, vitamina A, ácido fólico, taninos e cafeína. O consumo desse último componente não é muito indicado durante a gravidez, pois pode ser nocivo à saúde da mãe e do bebê. Mas afinal, grávida pode tomar chá mate?
Veja a opinião de especialistas sobre o consumo de chá mate durante a gravidez.
Grávida pode tomar chá mate?
Entre os componentes da erva mate está a cafeína, um estimulante do sistema nervoso central. Esse ingrediente, caso consumido em excesso, pode ser prejudicial à saúde da mãe e ao andamento da gestação.
O ginecologista do Hospital Brasília, Marcus Vinícius, explica que alguns estudos indicam que a ingestão de 100 a 300 mg cafeína por dia aumenta cerca de duas vezes a chance de aborto espontâneo.
Além disso, a nutricionista materno infantil da Perinatal, Graziela Siqueira, faz um alerta sobre o risco de consumir chá mate próximo das refeições principais.
"Importante ressaltar que o mate atrapalha a absorção de alguns nutrientes dos alimentos. Caso for consumi-lo, que seja longe das principais refeições que contém ferro (almoço e jantar) por exemplo", aconselha.
Em resumo, grávida pode consumir chá mate, mas moderadamente. Porém, se for possível, evite o consumo, como orienta a nutricionista. "O melhor dos cenários é não consumir nenhum chá de ervas, é o que aconselho. Como disse, chá de frutas e de gengibre são os que podem consumir com segurança".
...
Veja também
Aborto espontâneo: o que é, sintomas e causas
Gripe na gravidez: o que fazer e se é perigoso