Gravidez: afinal de contas, quando é que ela começa?
Confunde quando, logo na primeira consulta do pré-natal, o obstetra informa à futura mamãe que ela está na 5ª ou 6ª semana de gravidez
Todo mundo sabe que a gestação dura, em média, de 39 a 41 semanas, sendo que a 40ª é definida como a data prevista para o parto (DPP). É isso o que os médicos chamam de parto a termo. A gravidez que vai até 41 semanas e 6 dias é considerada de termo tardio. Acima de 42 semanas, é de pós-termo - até 42 semanas, o parto é considerado seguro, mas precisa de um acompanhamento mais próximo.
O que envolve muita confusão, e não à toa, é que logo na primeira consulta do pré-natal o obstetra costuma informar à futura mãe que ela está na quinta ou sexta semana de gravidez.
É comum, nesses casos, que a grávida fique surpresa já que, pelas suas contas, a data que ela pensou ter engravidado não bate com a do médico. E agora?
A partir de quando calcular a gestação?
A verdade é que a conta da idade gestacional começa antes mesmo da fecundação. E como, em geral, não dá para saber o dia e a hora exata em que o espermatozoide encontrou o óvulo (a não ser quando a gravidez é por Fertilização in Vitro - FIV), os obstetras adotam esse cálculo diferente para prever a data do parto.
Certamente, você vai querer conhecer tudo sobre a gravidez e receberá todo o apoio de BabyHome nesse momento tão importante. O calendário leva em conta as 40 semanas da gravidez. A conta se inicia a partir do primeiro dia da sua última menstruação. Se você engravidou por FIV, comece a contar duas semanas antes da transferência dos embriões para o útero. Ainda não há nenhum bebê, é óbvio, mas é assim mesmo que se acompanha cada fase do desenvolvimento.
Quem não lembra ao certo a data da última menstruação não precisa se preocupar. Nesse caso, o ultrassom é o melhor método para identificar a semana certa. A gravidez, vale lembrar, se divide em três trimestres. E só depois que o sexto mês, por exemplo, chega ao fim é que pode dizer que está grávida de seis meses.