Gravidez na menopausa é possível? Especialista explica
Com o avanço da idade, a pessoa está mais suscetível a complicações obstétricas e riscos fetais.
O declínio da produção de hormônios femininos e o esgotamento dos óvulos marca o início da menopausa. Em média, esse processo ocorre entre os 45 e 55 anos de idade. Mas, mesmo com as alterações no organismo, ainda é possível engravidar?
A resposta é não. Segundo Carla Iaconelli, ginecologista e especialista em Reprodução Humana, a gestação espontânea não é possível pois não existem mais óvulos vivos para serem fecundados. Além da falência ovariana, a baixa produção de progesterona e de estrogênio impossibilitam a preparação do útero e a maturação do óvulo, necessárias para gerar um bebê.
É importante ressaltar que a menopausa (que é a última menstruação da mulher) só pode ser confirmada e um ano após a data da última menstruação. Antes disso, durante a pré-menopausa (ou climatério), o corpo está se preparando para a transição entre o período reprodutivo para o não produtivo, então os ovários continuam liberando óvulos — mesmo que de forma irregular.
Se um óvulo for liberado no mesmo período de uma relação sexual desprotegida, existem pequenas chances de uma gravidez natural. Para evitar a chegada de um bebê nessa transição, é necessário o uso de métodos anticoncepcionais eficazes até que a menopausa seja confirmada.
Leia também: Esse é o sintoma menos falado da menopausa e que causa muitos desconfortos às mulheres
O que acontece com o corpo na menopausa?
...
Veja também
Menopausa: sintomas, estágios e tratamento
Se você está na menopausa, essa é a quantidade de proteínas que você deve consumir diariamente
Esse é o sintoma menos falado da menopausa e que causa muitos desconfortos às mulheres
Melhor colágeno para depois dos 50: o que tomar para pele boa e juntas renovadas