Guia da adoção: tudo o que você precisa saber sobre adotar um pet
Calendário de vacinação, alimentação e cuidados no lar são alguns pontos destacados pelo veterinário para receber o cãozinho
Um novo amigo está chegando em casa? Então é hora de se preparar! Para receber o pet, cuidados com alimentação, vacinação, higiene e ajustes na casa são fundamentais para tudo dar certo. E para saber o que ele deve comer e quais vacinas deve tomar, por exemplo, essa grande amizade precisa começar com uma ida ao veterinário, viu?
"A consulta é essencial para definir quantidade e tipo de alimento, além de indicar o uso de vermífugos, antiparasitários e completar o esquema vacinal do animal. Depois, é a vez de se aventurar pelos corredores do pet shop e comprar alguns itens que serão necessários", ressalta o veterinário Carlos Moraes.
Veja os itens elencados pelo médico:
- ração e petiscos, se permitido;
- tigelas (aqui, Carlos recomenda as de aço inoxidável, pois têm maior durabilidade);
- coleira e guia de identificação para o pet ser identificado caso se perca;
- caixa de transporte ou cinto próprio para animais;
- grades ou portões separadores, se for preciso isolar alguma área da casa;
- desinfetante para ambientes com cães e/ou tapetes higiênicos;
- escova e pasta de dente;
- brinquedos;
- cama ou casinha.
De olho na saúde do pet
Segundo Carlos, entre as vacinas necessárias para os cães está a antirrábica, após os três meses, que protege contra a raiva e é aplicada gratuitamente por órgãos públicos. A V8 deve ser aplicada em três seções com espaço de 21 a 30 dias e protege contra cinomose, parvovírus, adenovírus tipo 2, parainfluenza, coronavírus e leptospirose causada pelas cepas icterohaemorrhagiae e canicola. Já a V10 segue o mesmo esquema da anterior, mas também oferece imunização contra outras duas cepas também causadoras da leptospirose, a grippotyphosa e a Pomona.
Ficou com dó de tantas picadas? Vale lembrar que manter seu amigo imunizado é essencial para a saúde e prevenção de doenças que podem até levar à morte. Aliás, existem outras vacinas recomendadas. "Para imunizar os cachorrinhos também são importantes vacinas que combatem a gripe canina, giardíase e leishmaniose", lembra o veterinário.
Onde adotar?
Você pode encontrar seu novo melhor amigo através de Organizações Não Governamentais (ONG's). Conheça algumas:
AMPARA Animal
Ver essa foto no Instagram
Adote Petz
Ver essa foto no Instagram
Acãochego
Ver essa foto no Instagram
Cão Sem Dono
Ver essa foto no Instagram
Instituto Luisa Mell
Ver essa foto no Instagram
Fontes: Carlos Moraes, médico veterinário e responsável pela Clínica Pigovet