Guia de etiquetas: saiba como ler e interpretar
Consideradas o 'CPF' das roupas, as etiquetas podem ajudar a prolongar a vida útil das suas peças Amadas por alguns e incômodas para outros, as etiquetas das roupas são uma forte aliada quando falamos da longevidade e durabilidade das peças; basicamente, elas são o manual de instruções das suas roupas favoritas. Compreender e saber interpretar […]
Consideradas o 'CPF' das roupas, as etiquetas podem ajudar a prolongar a vida útil das suas peças
Amadas por alguns e incômodas para outros, as etiquetas das roupas são uma forte aliada quando falamos da longevidade e durabilidade das peças; basicamente, elas são o manual de instruções das suas roupas favoritas. Compreender e saber interpretar corretamente todas as informações contidas nas etiquetas pode impactar positivamente a sua experiência de compra e o uso de roupas.
Seis informações são obrigatórias em todas as etiquetas regulamentadas e que vão de acordo com a Lei. São elas: identificação/nome da marca, identificação fiscal (CNPJ) da empresa, origem de fabricação da peça, tamanho da peça, composição do material do tecido e os cuidados para conservação e limpeza em símbolos ou texto.
Cuidados essenciais
Karine Liotino, CEO da empresa Etiqueta Certa (plataforma de conformidade regulatória de etiquetas para produtos têxteis), explica que os consumidores muitas vezes não cuidam das peças de maneira correta. Muitos desconhecem as informações sobre a matéria-prima da roupa e não sabem interpretar os símbolos de conservação e lavagem.
A primeira dica é entender os cuidados específicos para cada tipo de tecido, a fim de preservar a qualidade e aparência. Por exemplo, peças de algodão podem ser lavados na máquina, enquanto peças de lã precisam ser lavadas a seco. É na etiqueta que você vai encontrar as instruções sobre temperatura da água, o tipo de detergente/sabão a ser usado e o método de secagem, evitando assim, problemas como encolhimento ou descoloração.
Além disso, compreender e aplicar o que os símbolos dizem também vai ajudar a evitar maiores danos e a contribuir para uma maior vida útil das peças. Entenda os símbolos:
Símbolo de passar a ferro
Se houver um ponto dentro do desenho, isso significa que a peça pode ser passada em temperatura de, no máximo, 110ºC. Se forem dois pontos, a temperatura deve ser até 150º. Já com três, deve-se passar a roupa em até 200ºC. Agora, se tiver um X, significa que não pode usar o ferro. Ao usar uma temperatura superior ao indicado, as fibras ressecam e se tornam ásperas e, em alguns casos, o dano pode ser irreversível.
Símbolo de secagem
Peças com um ponto dentro do símbolo (um quadrado) vão à máquina de secagem. Com dois pontos, a secagem ocorre na secadora com temperatura normal. O X sobre o símbolo proíbe o uso de máquina para secar. Um traço vertical indica que a roupa fica pendurada para secar, e dois traços verticais exigem que a peça permaneça pendurada sem torcer. Um traço horizontal determina a secagem em um plano, enquanto dois traços horizontais exigem a secagem em um plano sem torcer a peça. Por fim, um traço diagonal na ponta superior esquerda, presente nos símbolos de secagem plana ou vertical, especifica a secagem na sombra.
Símbolo de alvejante
O triângulo representa o uso de alvejante: se a roupa em algodão for na cor branca, indica que pode usá-lo, caso seja necessário. Os traços diagonais permitem a utilização de branqueador com oxigênio, enquanto o X por cima proíbe a utilização de qualquer tipo de branqueador.
Símbolo de lavagem
Em uma espécie de tina, sempre há um número que indica a temperatura máxima da água para lavar a peça de algodão sem causar danos. Quando o símbolo não tem um traço embaixo, a roupa pode ser lavada à máquina no ciclo normal. Com um traço, a lavagem deve ser no ciclo delicado. Com dois traços, é necessário usar o ciclo delicado e evitar torcer a peça. O símbolo de uma mão dentro da tina indica que a lavagem deve ser apenas manual. Um X sobre o símbolo mostra que a peça não pode ser lavada à máquina.
"Saber interpretar corretamente as etiquetas das roupas é fundamental para a manutenção da qualidade, durabilidade e aparência das suas peças. Além disso, essa prática pode levar a economias financeiras e a contribuir para um consumo mais responsável", reitera Karine Liotino.
Sobre Etiqueta Certa
Etiqueta Certa oferece uma solução inteligente para a conformidade de etiquetagem na indústria da moda. Direcionada para produtores e comerciantes, a empresa simplifica a adequação legal das etiquetas de vestuário, garantindo precisão sem necessidade de conhecimento aprofundado em legislação. Seu sistema inovador previne multas e devoluções de produtos, assegurando que as etiquetas cumpram os padrões exigidos e permitindo que os clientes se concentrem no core business.