Guia do glitter: 5 dicas para a maquiagem de Carnaval durar mais
Aumente a durabilidade do brilho no rosto durante o Carnaval e mantenha a pele saudável com essas dicas de maquiagem e cuidados
Quando o assunto é maquiagem de Carnaval só tem uma coisa que vem em mente: o glitter! Isso porque não existe época de tanto brilho como essa, né? Mas, apesar de toda a folia, alguns cuidados são essenciais para preservar a saúde da pele e também fazer essa make durar mais, sabia? Afinal, mesmo com a comemoração caseira, a ideia é curtir o dia todo!
Segundo a dermatologista Daniela Balizardo, o primeiro passo é checar se você não tem alergia ao glitter. Se não houver nenhum antecedendo alérgico, está liberado usá-lo na make com algumas precauções: redobre a atenção nas áreas próximas a olhos e nariz e remova todo o produto se notar qualquer possível irritação.
Quer uma maquiagem de carnaval com segurança e durabilidade? Vem ver essas dicas da especialista!
Ver essa foto no Instagram
Escolha produtos adequados para a folia
Nem tudo da sua penteadeira vai dar match com o Carnaval, viu? E tudo bem! A dica é justamente optar por cosméticos específicos para garantir um bom resultado. E quais são eles? Os que não têm óleo em sua composição — alô, oil-free! —, não comedogênicos e também com textura suaves.
Além disso, vale investir em alguns truques de beleza:
- use protetor solar com cor ao invés de base para uma cobertura mais leve;
- aposte em um primer matificante para fixar melhor a make e diminuir os poros;
- o protetor solar em pó translucido pode ser usado para remover o brilho e fortalecer a proteção ao longo do dia.
Prepare sua pele
Não adianta usar ótimos produtos e seguir o tutorial de maquiagem à risca se a pele não estiver pronta para isso. Portanto, é essencial caprichar no skincare! Você pode seguir a sua rotina normal com os produtos indicados pelo(a) dermatologista, mas lembre-se de incluir um tônico facial e, em seguida, optar por um hidratante mais leve.
Não exagere nos produtos
Menos é mais, sabia? Carregar a pele com muitos cosméticos poderá ter um efeito reverso ao desejado, causando, por exemplo, cravos e espinhas devido à obstrução dos poros e produção excessiva de sebo. Por isso, invista apenas no necessário, ok?
De olho na validade
O produto é bom, mas está vencido? Então, nada de usá-lo! A validade é um fator primordial para o uso do produto, assim como o selo de aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que deve estar presente na embalagem.
Organização também é cuidado
Além dos cuidados com a pele, cuidar dos produtos e acessórios de maquiagem também é essencial. Para isso, guarde os cosméticos sempre em local adequado e sem umidade para evitar a proliferação de fungos. Outro ponto importante é a limpeza: mantenha seu local de make limpo e higienize os pincéis a cada uma semana.
Por fim, mas muito importante: não compartilhe suas maquiagens nem outros produtos de uso pessoal. Esse hábito pode promover a contaminação por microrganismos e também de infecções, como herpes labial, conjuntivite e até mesmo o coronavírus.
Fonte: Daniela Balizardo, dermatologista da Clínica Vanité, em São Paulo, e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).