Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Há cada vez mais evidências de que o jejum intermitente funciona, mas é melhor combiná-lo com exercícios

Estudo aponta que jejum intermitente aliado a exercícios pode reduzir gordura sem perder massa muscular

14 abr 2025 - 15h25
(atualizado em 15/4/2025 às 14h37)
Compartilhar
Exibir comentários
the5th
the5th
Foto: Minha Vida

O jejum intermitente se tornou uma estratégia bastante popular entre aqueles que buscam emagrecer ou, ao menos, manter o peso sob controle. No entanto, assim como acontece com a maioria das dietas, comprovar de forma definitiva sua eficácia costuma ser difícil, devido à complexidade da nossa alimentação, do metabolismo e, de maneira geral, do próprio corpo.

Agora, um estudo trouxe novas evidências sobre a eficácia do jejum intermitente — embora restritas ao contexto em que essa prática é combinada com a realização regular de exercícios físicos.

A equipe avaliou uma dieta com uma janela de alimentação limitada a oito horas por dia (e, inversamente, 16 horas de jejum) e observou que, dessa forma, foi possível obter uma perda de gordura "pequena, mas estatisticamente significativa". Tudo isso sem comprometer a massa muscular, um ponto especialmente destacado pelos pesquisadores.

"Observamos que houve uma maior redução de gordura e um menor percentual de massa corporal ao longo do tempo quando adultos saudáveis seguiam tanto um regime de exercícios quanto uma dieta com restrição de horário, em comparação com aqueles que apenas se exercitavam durante pelo menos quatro semanas", Nadeeja Wijayatunga, coautora do estudo, explicou em nota à imprensa.

...

Veja mais

Veja também

O especialista em longevidade Dan Buettner diz que você deve comer apenas duas vezes ao dia se quiser viver até os 100 anos

7 formas de emagrecer bebendo água em jejum pela manhã

Quando nos contaram todas as vantagens do jejum intermitente, esqueceram de um pequeno detalhe: ele pode nos deixar calvos

Sou nutricionista e essa é a estratégia alimentar que eu gostaria que todo profissional indicasse aos seus pacientes

Nessas pessoas o jejum intermitente controlou melhor o diabetes do que os remédios convencionais e ainda emagreceu mais

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade